Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Matos, A. P. M., Seixas, A., Festas, I. & Bobrowicz-Campos, E. (2023). Literacia digital e mediática e o papel de variáveis contextuais – um estudo com alunos do ensino básico. VI Congresso Literacia, Media e Cidadania: Transição Digital e Políticas Públicas.
A. Matos et al., "Literacia digital e mediática e o papel de variáveis contextuais – um estudo com alunos do ensino básico", in VI Congr.o Literacia, Media e Cidadania: Transição Digital e Políticas Públicas, Lisboa, 2023
@misc{matos2023_1732210091217, author = "Matos, A. P. M. and Seixas, A. and Festas, I. and Bobrowicz-Campos, E.", title = "Literacia digital e mediática e o papel de variáveis contextuais – um estudo com alunos do ensino básico", year = "2023", howpublished = "Ambos (impresso e digital)", url = "https://congressolmc.gilm.pt/#" }
TY - CPAPER TI - Literacia digital e mediática e o papel de variáveis contextuais – um estudo com alunos do ensino básico T2 - VI Congresso Literacia, Media e Cidadania: Transição Digital e Políticas Públicas AU - Matos, A. P. M. AU - Seixas, A. AU - Festas, I. AU - Bobrowicz-Campos, E. PY - 2023 CY - Lisboa UR - https://congressolmc.gilm.pt/# AB - A comunicação, atividade humana básica que entretece a aprendizagem, a educação, o trabalho, o entretenimento, a interação e a participação, ganha continuamente novas formas e novos meios e estende-se crescentemente ao ambiente digital, suscitando um reconhecimento amplo da importância de educar os cidadãos, desde muito cedo, para um uso eficaz e criterioso dos media digitais e para uma leitura informada e crítica dos seus conteúdos. Este reconhecimento, favorecido pelos múltiplos esforços de organizações internacionais como a UNESCO e pelas iniciativas e orientações das instituições europeias, tem sido potenciado por acontecimentos mais recentes, como o fenómeno da desinformação e das fake news e a pandemia de covid-19, refletindo-se nas políticas educativas nacionais. Em Portugal, a integração dos media entre os temas a abordar na educação para a cidadania e as medidas relacionadas com a capacitação digital das escolas e dos professores são disso exemplo. É neste contexto que a investigação sobre as competências de literacia mediática e digital de crianças e jovens se revela fundamental, no sentido de contribuir com orientações que possam auxiliar no desenho e no desenvolvimento da ação educativa. Na presente comunicação visa-se apresentar um estudo de natureza quantitativa, desenvolvido no âmbito do Projeto “COMEDIG: Competências de Literacia Digital e Mediática em Portugal” (PTDC/CED-EDG/32560/2017), que teve como objetivo a avaliação das competências de literacia digital e mediática de alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, de escolas públicas e privadas de diferentes regiões de Portugal (n=1781), com recurso a um questionário online. É nosso objetivo apresentar alguns resultados do estudo realizado, centrando a análise e a reflexão na relação encontrada entre as competências de literacia digital e mediática e algumas variáveis contextuais, tais como as experiências individuais de uso dos media pelos alunos e certas variáveis sociodemográficas (e.g., ano de escolaridade, sexo, habilitações literárias dos pais). Estes resultados serão discutidos, bem como as suas potenciais implicações ao nível das políticas e práticas educativas. ER -