Comunicação em evento científico
Literacia digital e mediática e o papel de variáveis contextuais – um estudo com alunos do ensino básico
Armanda Matos (Matos, A. P. M.); Ana Seixas (Seixas, A.); Isabel Festas (Festas, I.); Elzbieta Campos (Bobrowicz-Campos, E.);
Título Evento
VI Congresso Literacia, Media e Cidadania: Transição Digital e Políticas Públicas
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-11-19 14:31)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
A comunicação, atividade humana básica que entretece a aprendizagem, a educação, o trabalho, o entretenimento, a interação e a participação, ganha continuamente novas formas e novos meios e estende-se crescentemente ao ambiente digital, suscitando um reconhecimento amplo da importância de educar os cidadãos, desde muito cedo, para um uso eficaz e criterioso dos media digitais e para uma leitura informada e crítica dos seus conteúdos. Este reconhecimento, favorecido pelos múltiplos esforços de organizações internacionais como a UNESCO e pelas iniciativas e orientações das instituições europeias, tem sido potenciado por acontecimentos mais recentes, como o fenómeno da desinformação e das fake news e a pandemia de covid-19, refletindo-se nas políticas educativas nacionais. Em Portugal, a integração dos media entre os temas a abordar na educação para a cidadania e as medidas relacionadas com a capacitação digital das escolas e dos professores são disso exemplo. É neste contexto que a investigação sobre as competências de literacia mediática e digital de crianças e jovens se revela fundamental, no sentido de contribuir com orientações que possam auxiliar no desenho e no desenvolvimento da ação educativa. Na presente comunicação visa-se apresentar um estudo de natureza quantitativa, desenvolvido no âmbito do Projeto “COMEDIG: Competências de Literacia Digital e Mediática em Portugal” (PTDC/CED-EDG/32560/2017), que teve como objetivo a avaliação das competências de literacia digital e mediática de alunos dos 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico, de escolas públicas e privadas de diferentes regiões de Portugal (n=1781), com recurso a um questionário online. É nosso objetivo apresentar alguns resultados do estudo realizado, centrando a análise e a reflexão na relação encontrada entre as competências de literacia digital e mediática e algumas variáveis contextuais, tais como as experiências individuais de uso dos media pelos alunos e certas variáveis sociodemográficas (e.g., ano de escolaridade, sexo, habilitações literárias dos pais). Estes resultados serão discutidos, bem como as suas potenciais implicações ao nível das políticas e práticas educativas.
Agradecimentos/Acknowledgements
The COMEDIG project (PTDC/CED-EDG/32560/2017) is developed with support of FEDER funds through the COMPETE 2020, Portugal 2020 and European Union Program, and of National Funds (PIDDAC) through the Portuguese Foundation for Science and Technology.
Palavras-chave
literacia digital e mediática,avaliação de competências,variáveis contextuais,educação para os media,escola
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.