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Marcos, J. S., Dias, J. M. S. & Lopes, A. C. (2021). Sistema de orientação para o interior de edifícios: Solução visual de localização. In Lopes, A. (Ed.), 13º Encontro Português de Computação Gráfica . (pp. 155-160). Vila Real: The Eurographics Association.
J. S. Marcos et al., "Sistema de orientação para o interior de edifícios: Solução visual de localização", in 13º Encontro Português de Computação Gráfica , Lopes, A., Ed., Vila Real, The Eurographics Association, 2021, pp. 155-160
@inproceedings{marcos2021_1734978479776, author = "Marcos, J. S. and Dias, J. M. S. and Lopes, A. C.", title = "Sistema de orientação para o interior de edifícios: Solução visual de localização", booktitle = "13º Encontro Português de Computação Gráfica ", year = "2021", editor = "Lopes, A.", volume = "", number = "", series = "", doi = "10.2312/pt.20051457", pages = "155-160", publisher = "The Eurographics Association", address = "Vila Real", organization = "", url = "https://diglib.eg.org/handle/10.2312/2633096" }
TY - CPAPER TI - Sistema de orientação para o interior de edifícios: Solução visual de localização T2 - 13º Encontro Português de Computação Gráfica AU - Marcos, J. S. AU - Dias, J. M. S. AU - Lopes, A. C. PY - 2021 SP - 155-160 DO - 10.2312/pt.20051457 CY - Vila Real UR - https://diglib.eg.org/handle/10.2312/2633096 AB - Neste artigo apresentamos um sistema para computação móvel em cenários interiores, baseado em PDA, que consegue resolver com técnicas de visão por computador, a localização do utilizador e possibilita a sua orientação dentro de um edifício através de marcas dispostas em locais estratégicos, previamente identificados. As marcas, capturadas com a câmara de vídeo integrada no PDA, são conhecidas pelo sistema, que tendo identificado o local, faz aparecer no ecrã uma seta virtual com a direcção do caminho que se deve seguir, para chegar da forma mais rápida ao destino inicialmente seleccionado. É utilizada a biblioteca de Realidade Aumentada 'ARToolkit' adaptada à plataforma PocketPC, para as operações de reconhecimento de marcas e cálculo da pose da câmara real relativamente à marca. Para o desenho 3D é usada a biblioteca opensource 'Klimt'. O sistema é apresentado nos seus componentes principais, com ênfase no algoritmo de descoberta do caminho mais curto de Dijkstra e na disponibilização de Realidade Aumentada em ambiente de computação móvel com escassos recursos computacionais e com reutilização de marcas de visuais. ER -