Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Badillo-Matos, A., Baldi, V., Arteaga, F., Paisana, M., Crespo, M., Cardoso, G....Molina-Solana, M. (2023). Analysis of the Impact of Disinformation on Political, Economic, Social and Security Issues, Governance Models and Good Practices: The cases of Spain and Portugal. IBERIFIER - Iberian Digital Media & Fact-Checking.
Á. B. Matos et al., "Analysis of the Impact of Disinformation on Political, Economic, Social and Security Issues, Governance Models and Good Practices: The cases of Spain and Portugal", in IBERIFIER - Iberian Digital Media & Fact-Checking, 2023
@null{matos2023_1732210822260, year = "2023", url = "https://iberifier.eu/2023/06/21/report-analysis-impact-disinformation-june-2023/" }
TY - GEN TI - Analysis of the Impact of Disinformation on Political, Economic, Social and Security Issues, Governance Models and Good Practices: The cases of Spain and Portugal T2 - IBERIFIER - Iberian Digital Media & Fact-Checking AU - Badillo-Matos, A. AU - Baldi, V. AU - Arteaga, F. AU - Paisana, M. AU - Crespo, M. AU - Cardoso, G. AU - Rementería, M.J. AU - Philippe, O. AU - Calvo, B. AU - Buslón, N. AU - Hernández-Escayola AU - Gómez-Romero, J. AU - Molina-Solana, M. PY - 2023 DO - 10.15581/026.002 UR - https://iberifier.eu/2023/06/21/report-analysis-impact-disinformation-june-2023/ AB - Este relatório é o resultado de um estudo comparativo sobre a análise do impacto da desinformação nas dimensões políticas, económicas, sociais e de segurança, modelos de governação e boas práticas nos casos de Espanha e Portugal. A análise é um dos objectivos estratégicos do projecto IBERIFIER (Iberian Media Research & Fact- Checking). O estudo identificou os seguintes cinco desafios principais: - Enquadrar e articular os cenários de desinformação, as suas repercussões sócio-políticas e as reacções institucionais para os enfrentar nos dois países ibéricos, no quadro das políticas, valores e interesses alinhados pela Comissão Europeia. - Apontar as especificidades dos mercados mediáticos, dos sistemas de informação, das novas práticas jornalísticas e dos novos hábitos de consumo de notícias nos dois países. - Destacar os processos de digitalização e plataformização em Espanha e Portugal, apontando as mudanças que se reflectem nas dinâmicas de produção e acesso às notícias. - Perspectivar o fenómeno emergente da polarização no discurso político, as suas relações com as lógicas computacionais que alimentam a distribuição de notícias nos vários contextos online e as suas repercussões na agenda mediática. - Diagnosticar as condições de sustentabilidade financeira dos media e dos sistemas de comunicação social nos contextos em análise, para além dos níveis de confiança nos media tradicionais e na informação em rede. Analisamos alguns estudos de caso sobre desinformação nos dois países (em contextos eleitorais, durante a pandemia, durante a guerra na Ucrânia) que são emblemáticos dos desafios mediáticos e políticos que devem ser enfrentados para ajudar a opinião pública a defender-se das campanhas de desinformação. Por fim, destacamos de forma comparativa os aspectos comuns e divergentes entre as duas realidades ibéricas. A este respeito, destaca-se a diferença na relação de confiança que os dois países têm para com os seus media nacionais, com um elevado grau de desconfiança no caso espanhol e uma maior confiança no caso português. Este projeto obteve financiamento da Comissão Europeia no âmbito da Call CEF-TC-2020-2 (EDMO – European Digital Media Observatory). Referência: 2020-EU-IA-0252 ER -