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Analysis of the Impact of Disinformation on Political, Economic, Social and Security Issues, Governance Models and Good Practices: The cases of Spain and Portugal
Ángel Badillo Matos (Badillo-Matos, A.); Vania Baldi (Baldi, V.); Felix Arteaga (Arteaga, F.); Miguel Paisana (Paisana, M.); Miguel Crespo (Crespo, M.); Gustavo Cardoso (Cardoso, G.); María José Rementería (Rementería, M.J.); Olivier Philippe (Philippe, O.); Bianca Calvo (Calvo, B.); Nataly Buslón (Buslón, N.); Pablo Hernández Escayola (Hernández-Escayola); Juan Gómez Romero (Gómez-Romero, J.); Miguel Molina-Solana (Molina-Solana, M.); et al.
Título Revista/Livro/Outro
IBERIFIER - Iberian Digital Media & Fact-Checking
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Inglês
País
Espanha
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(Última verificação: 2024-12-22 13:56)

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Abstract/Resumo
Este relatório é o resultado de um estudo comparativo sobre a análise do impacto da desinformação nas dimensões políticas, económicas, sociais e de segurança, modelos de governação e boas práticas nos casos de Espanha e Portugal. A análise é um dos objectivos estratégicos do projecto IBERIFIER (Iberian Media Research & Fact- Checking). O estudo identificou os seguintes cinco desafios principais: - Enquadrar e articular os cenários de desinformação, as suas repercussões sócio-políticas e as reacções institucionais para os enfrentar nos dois países ibéricos, no quadro das políticas, valores e interesses alinhados pela Comissão Europeia. - Apontar as especificidades dos mercados mediáticos, dos sistemas de informação, das novas práticas jornalísticas e dos novos hábitos de consumo de notícias nos dois países. - Destacar os processos de digitalização e plataformização em Espanha e Portugal, apontando as mudanças que se reflectem nas dinâmicas de produção e acesso às notícias. - Perspectivar o fenómeno emergente da polarização no discurso político, as suas relações com as lógicas computacionais que alimentam a distribuição de notícias nos vários contextos online e as suas repercussões na agenda mediática. - Diagnosticar as condições de sustentabilidade financeira dos media e dos sistemas de comunicação social nos contextos em análise, para além dos níveis de confiança nos media tradicionais e na informação em rede. Analisamos alguns estudos de caso sobre desinformação nos dois países (em contextos eleitorais, durante a pandemia, durante a guerra na Ucrânia) que são emblemáticos dos desafios mediáticos e políticos que devem ser enfrentados para ajudar a opinião pública a defender-se das campanhas de desinformação. Por fim, destacamos de forma comparativa os aspectos comuns e divergentes entre as duas realidades ibéricas. A este respeito, destaca-se a diferença na relação de confiança que os dois países têm para com os seus media nacionais, com um elevado grau de desconfiança no caso espanhol e uma maior confiança no caso português. Este projeto obteve financiamento da Comissão Europeia no âmbito da Call CEF-TC-2020-2 (EDMO – European Digital Media Observatory). Referência: 2020-EU-IA-0252
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
2020-EU-IA-0252 Comissão Europeia
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