Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Raposo, P. (2023). Viva Portugal, somos Caretos!: Das festas de rapazes aos emblemas da nação: Itinerários patrimoniais mediáticos e nas redes sociais. In M.ª Pilar Panero García y António Pinelo Tiza (Ed.), Máscaras y Patrimonio: Etnografía del Carnaval en el s. XXI. (pp. 65-91). Urueña (Valladolid): Fundación Joaquín Díaz.
P. J. Raposo, "Viva Portugal, somos Caretos!: Das festas de rapazes aos emblemas da nação: Itinerários patrimoniais mediáticos e nas redes sociais", in Máscaras y Patrimonio: Etnografía del Carnaval en el s. XXI, M.ª Pilar Panero García y António Pinelo Tiza, Ed., Urueña (Valladolid), Fundación Joaquín Díaz, 2023, pp. 65-91
@incollection{raposo2023_1766629707335,
author = "Raposo, P.",
title = "Viva Portugal, somos Caretos!: Das festas de rapazes aos emblemas da nação: Itinerários patrimoniais mediáticos e nas redes sociais",
chapter = "",
booktitle = "Máscaras y Patrimonio: Etnografía del Carnaval en el s. XXI",
year = "2023",
volume = "",
series = "",
edition = "",
pages = "65-65",
publisher = "Fundación Joaquín Díaz",
address = "Urueña (Valladolid)",
url = "https://funjdiaz.net/pubfich.php?id=556#ficha"
}
TY - CHAP TI - Viva Portugal, somos Caretos!: Das festas de rapazes aos emblemas da nação: Itinerários patrimoniais mediáticos e nas redes sociais T2 - Máscaras y Patrimonio: Etnografía del Carnaval en el s. XXI AU - Raposo, P. PY - 2023 SP - 65-91 CY - Urueña (Valladolid) UR - https://funjdiaz.net/pubfich.php?id=556#ficha AB - Seguindo de perto o itinerário mediático e inscrito nas redes sociais de um processo de patrimonialização – Caretos de Podence – cujo desfecho triunfante junto do comité da Unesco, em 2019, colocou esta festa de mascarados de Inverno no cenário mundial do Património Cultural Imaterial. Os Caretos de Podence emergem na literatura etnográfica como um ritual de passagem de rapazes que num processo de patrimonialização extremamente eficaz e solidificado por uma associação local, com forte investimento mediático, em articulação com o poder politico local e regional e em colaboração com investigadores e académicos, se projeta paulatinamente num itinerário de inscrição e objetificação cultural de dimensões muito significativas. De símbolo regional a bandeira da cultura portuguesa, o rito de passagem dá lugar um processo de turistificação, mercantilização da festa e objetificação patrimonial de larga escala. Num período onde a máscara se tornou um traço do nosso quotidiano, por motivos pandémicos, que significam estas narrativas mediatizadas e espalhadas nas redes sociais? O que significa afinal “somos todos Caretos”? ER -
English