Book chapter
Viva Portugal, somos Caretos!: Das festas de rapazes aos emblemas da nação: Itinerários patrimoniais mediáticos e nas redes sociais
Paulo Raposo (Raposo, P.);
Book Title
Máscaras y Patrimonio: Etnografía del Carnaval en el s. XXI
Year (definitive publication)
2023
Language
Portuguese
Country
Spain
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
Seguindo de perto o itinerário mediático e inscrito nas redes sociais de um processo de patrimonialização – Caretos de Podence – cujo desfecho triunfante junto do comité da Unesco, em 2019, colocou esta festa de mascarados de Inverno no cenário mundial do Património Cultural Imaterial. Os Caretos de Podence emergem na literatura etnográfica como um ritual de passagem de rapazes que num processo de patrimonialização extremamente eficaz e solidificado por uma associação local, com forte investimento mediático, em articulação com o poder politico local e regional e em colaboração com investigadores e académicos, se projeta paulatinamente num itinerário de inscrição e objetificação cultural de dimensões muito significativas. De símbolo regional a bandeira da cultura portuguesa, o rito de passagem dá lugar um processo de turistificação, mercantilização da festa e objetificação patrimonial de larga escala. Num período onde a máscara se tornou um traço do nosso quotidiano, por motivos pandémicos, que significam estas narrativas mediatizadas e espalhadas nas redes sociais? O que significa afinal “somos todos Caretos”?
Acknowledgements
Agradecimentos a Maria Pilar Panero Garcia e António Tiza pela organização do Encontro em La Bañeza (Valladolid) de onde resultou o livro e à fundação Joaquín Díaz pela edição (online e impressa).
Keywords
Património,Máscaras,Caretos de Podence,Unesco,Nacionalismo