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Dias, J. & Varela, R. (2007). Tela de Alfinetes Virtual. In Atas do 15º EPCG - Encontro Português de Computação Gráfica.: ADETTI.
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J. M. Dias and R. Varela,  "Tela de Alfinetes Virtual", in Atas do 15º EPCG - Encontro Português de Computação Gráfica, ADETTI, 2007
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@inproceedings{dias2007_1716166237875,
	author = "Dias, J. and Varela, R.",
	title = "Tela de Alfinetes Virtual",
	booktitle = "Atas do 15º EPCG - Encontro Português de Computação Gráfica",
	year = "2007",
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TY  - CPAPER
TI  - Tela de Alfinetes Virtual
T2  - Atas do 15º EPCG - Encontro Português de Computação Gráfica
AU  - Dias, J.
AU  - Varela, R.
PY  - 2007
AB  - Este artigo descreve um sistema de realidade virtual 3D não imersiva, inspirada na tela de alfinetes tradicional de Alexandre Alexeieff. O sistema disponibiliza primitivas que permitem construir figuras geométricas controlando a posição de cada “alfinete” numa tela virtual e representar ainda, imagens reais em níveis de cinzento, transpondo o valor da luminância associado a cada pixel, para a posição do correspondente “alfinete”. É possível criar uma animação em tempo real, com base num conjunto de imagens chave, utilizando um modelo de interpolação linear ou elástico. A aplicação foi construída pensando na sua extensibilidade, sendo possível adicionar novas funcionalidades/primitivas/animações. Para interagir com a aplicação, o utilizador pode usar uma consola semelhante à encontrada nos jogos do tipo FPS. A plataforma usada para desenvolver a tela de alfinetes digital foi o MX Toolkit, um ambiente C++ desenvolvido no nosso laboratório, orientado para a construção de aplicações em realidade virtual, aumentada e mista. Este artigo descreve a arquitetura do sistema, apresenta as funcionalidades disponibilizadas pela aplicação e conclui apresentando resultados de um estudo de usabilidade para avaliar o grau de satisfação da técnica.
ER  -