Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Tomé, V. (2023). Um olhar sobre eleições em contexto de desinformação e de algoritmos criados por máquinas. O esclarecimento eleitoral e as novas técnicas e tecnologias – reflexão sobre 'fake news' e IA nas eleições (12/02/2023).
Exportar Referência (IEEE)
V. M. Tomé,  "Um olhar sobre eleições em contexto de desinformação e de algoritmos criados por máquinas", in O esclarecimento eleitoral e as novas técnicas e tecnologias – reflexão sobre 'fake news' e IA nas eleições (12/02/2023), Lisboa, 2023
Exportar BibTeX
@misc{tomé2023_1732364898677,
	author = "Tomé, V.",
	title = "Um olhar sobre eleições em contexto de desinformação e de algoritmos criados por máquinas",
	year = "2023",
	howpublished = "Digital"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Um olhar sobre eleições em contexto de desinformação e de algoritmos criados por máquinas
T2  - O esclarecimento eleitoral e as novas técnicas e tecnologias – reflexão sobre 'fake news' e IA nas eleições (12/02/2023)
AU  - Tomé, V.
PY  - 2023
CY  - Lisboa
AB  - Estra comunicação está organizada em três momentos:
i)	o primeiro centra-se no conceito de desinformação e no de inteligência artificial, nas razões pelas quais a desinformação se dissemina de forma tão veloz e quais são as principais consequências que daí advêm;
ii)	o segundo analisa eleições que tiveram lugar nos últimos anos, em três países distintos, as quais são estudos de caso adequados à compreensão prática do enquadramento conceptual realizado no primeiro momento;
iii)	o terceiro centra-se no combate à desinformação, seja através do recurso a inteligência artificial, seja através da Literacia dos Media, e apresenta a estratégia da Comissão Europeia nesta área (European Digital Media Observatory), que levou à criação de 14 observatórios da desinformação, sendo um deles o Observatório IBERIFIER, que junta 23 instituições de Portugal e Espanha.
O IBERIFIER monitoriza os media, identifica e combate a desinformação e forma públicos em Literacia dos Media, para já em Portugal e Espanha, mas também em todos os países de língua oficial portuguesa ou espanhola, através de parcerias já estabelecidas e a estabelecer.

NOTA: A sessão decorreu a 12 de fevereiro, na sala do Senado da Assembleia da República, durante a reunião da Rede de Órgãos Jurisdicionais e de Administração Eleitoral dos países que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Teve como tema chapéu "O esclarecimento eleitoral e as novas técnicas e tecnologias – reflexão sobre 'fake news' e IA nas eleições". Vitor Tomé participou, a convite da Comissão Nacional de Eleições, no painel denominado "Comunicação social, notícias falsas e ferramentas de Inteligência Artificial nos processos eleitorais e a liberdade de ação e igualdade de oportunidades das candidaturas". O painel foi moderado por Carlos Simão Matsinhe, presidente da Comissão Nacional de Eleições de Moçambique, tendo sido também oradores Luís Filipe Simões, presidente do Sindicato dos Jornalistas e Ingrid Bicu, do International Institute for Democracy and Electoral Assistance.
ER  -