Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Tomé, V. (2014). Usos e relações nas redes sociais: um estudo com jovens, seus pais e professores. In Moisés de Lemos Martins & Madalena Oliveira (Ed.), Comunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização: atas do II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana (13-16 abril 2014). (pp. 928-943). Braga: Universidade do Minho.
V. M. Tomé, "Usos e relações nas redes sociais: um estudo com jovens, seus pais e professores", in Comunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização: atas do II Congr.o Mundial de Comunicação Ibero-Americana (13-16 abril 2014), Moisés de Lemos Martins & Madalena Oliveira, Ed., Braga, Universidade do Minho, 2014, pp. 928-943
@inproceedings{tomé2014_1734852175174, author = "Tomé, V.", title = "Usos e relações nas redes sociais: um estudo com jovens, seus pais e professores", booktitle = "Comunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização: atas do II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana (13-16 abril 2014)", year = "2014", editor = "Moisés de Lemos Martins & Madalena Oliveira", volume = "", number = "", series = "", pages = "928-943", publisher = "Universidade do Minho", address = "Braga", organization = "CECS-Universidade do Minho", url = "https://www.cecs.uminho.pt/publicacao/comunicacao-ibero-americana-os-desafios-da-internacionalizacao-livro-de-atas-do-ii-congresso-mundial-de-comunicacao-ibero-americana/" }
TY - CPAPER TI - Usos e relações nas redes sociais: um estudo com jovens, seus pais e professores T2 - Comunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização: atas do II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana (13-16 abril 2014) AU - Tomé, V. PY - 2014 SP - 928-943 CY - Braga UR - https://www.cecs.uminho.pt/publicacao/comunicacao-ibero-americana-os-desafios-da-internacionalizacao-livro-de-atas-do-ii-congresso-mundial-de-comunicacao-ibero-americana/ AB - Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre usos e práticas em redes sociais online. Foram inquiridos 549 jovens portugueses (10-18 anos), 150 dos seus professores e 267 encarregados de educação. O corte nos dados cruza os resultados dos três grupos e incide sobre cinco áreas: i) utilização de redes sociais (Quem usa? Quais? Quantas? Com que frequência?); ii) relações estabelecidas entre os três grupos através das redes (mais alunos têm EE que docentes entre os contactos e falam mais com EE que com docentes; iii) utilizadores e conteúdos (o que consomem? O que produzem?); iv) percepção de risco e acção preventiva (EE e professores revelam-se muito preocupados, sobretudo em relação aos riscos a que os jovens estão expostos nas redes, considerando mesmo ações simples como tendo risco elevado, mas a maioria dos jovens considera estar segura quando navega; v) o potencial pedagógico das redes (que professores e alunos valorizam, mas sobretudo relativamente a aprendizagens não-formais). ER -