Ciência-IUL
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Usos e relações nas redes sociais: um estudo com jovens, seus pais e professores
Comunicação ibero-americana: os desafios da Internacionalização: atas do II Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana (13-16 abril 2014)
Ano (publicação definitiva)
2014
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Abstract/Resumo
Este artigo apresenta resultados de uma investigação sobre usos e práticas em redes sociais online. Foram inquiridos 549 jovens portugueses (10-18 anos), 150 dos seus professores e 267 encarregados de educação. O corte nos dados cruza os resultados dos três grupos e incide sobre cinco áreas: i) utilização de redes sociais (Quem usa? Quais? Quantas? Com que frequência?); ii) relações estabelecidas entre os três grupos através das redes (mais alunos têm EE que docentes entre os contactos e falam mais com EE que com docentes; iii) utilizadores e conteúdos (o que consomem? O que produzem?); iv) percepção de risco e acção preventiva (EE e professores revelam-se muito preocupados, sobretudo em relação aos riscos a que os jovens estão expostos nas redes, considerando mesmo ações simples como tendo risco elevado, mas a maioria dos jovens considera estar segura quando navega; v) o potencial pedagógico das redes (que professores e alunos valorizam, mas sobretudo relativamente a aprendizagens não-formais).
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Relações em redes sociais,literacia dos media,aprendizagem online
Registos de financiamentos
Referência de financiamento | Entidade Financiadora |
---|---|
SFRH/BPD/77874/2011 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |