Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Tomé, V. & Helena Menezes (2009). Educação para os Média através da produção de jornais escolares em suporte papel e on-line: um projecto de investigação em Castelo Branco (Portugal). In Cláudia Álvares e Manuel José Damásio (Ed.), Atas do VI SOPCOM / IV Ibérico. (pp. 4786-4801). Lisboa: Universidade Lusófona.
V. M. Tomé and H. Menezes, "Educação para os Média através da produção de jornais escolares em suporte papel e on-line: um projecto de investigação em Castelo Branco (Portugal)", in Atas do VI SOPCOM / IV Ibérico, Cláudia Álvares e Manuel José Damásio, Ed., Lisboa, Universidade Lusófona, 2009, pp. 4786-4801
@inproceedings{tomé2009_1732414049496, author = "Tomé, V. and Helena Menezes", title = "Educação para os Média através da produção de jornais escolares em suporte papel e on-line: um projecto de investigação em Castelo Branco (Portugal)", booktitle = "Atas do VI SOPCOM / IV Ibérico", year = "2009", editor = "Cláudia Álvares e Manuel José Damásio", volume = "", number = "", series = "", pages = "4786-4801", publisher = "Universidade Lusófona", address = "Lisboa", organization = "SOPCOM", url = "https://sopcom.pt/publicacoes/#725797146" }
TY - CPAPER TI - Educação para os Média através da produção de jornais escolares em suporte papel e on-line: um projecto de investigação em Castelo Branco (Portugal) T2 - Atas do VI SOPCOM / IV Ibérico AU - Tomé, V. AU - Helena Menezes PY - 2009 SP - 4786-4801 CY - Lisboa UR - https://sopcom.pt/publicacoes/#725797146 AB - A sociedade da informação está marcada pela presença constante dos media e das suas mensagens, pelo que grande parte do conhecimento adquirido é mediado. Como os media não mostram a realidade, mas sim representações dessa realidade, os cidadãos devem estar preparados para interpretarem a informação de forma crítica. Devem também saber produzir mensagens media, de forma reflexiva, intervindo socialmente, exercendo um direito de cidadania. A investigação aponta a necessidade de iniciar a Educação para os Media desde tenra idade e continuar a desenvolvê-la ao longo da vida, razão pela qual a escola terá aí um papel fundamental. A investigação refere a necessidade integrar a Educação para os Media nos currículos de todos os graus de ensino, além de desenvolver projectos de investigação na área da Educação para os Media. Esses projectos devem formar professores e alunos, bem como desenvolver recursos educativos que os auxiliem na produção de mensagens media. Este artigo apresenta o DVD «Vamos fazer jornais escolares», um recurso que tem por objectivo ajudar professores e alunos a produzirem mensagens media para jornais escolares em suporte papel e on-line. Explica ainda o funcionamento de uma plataforma de produção de jornais escolares que, tal como o DVD, estão a ser utilizados por mais de 50 professores e 650 alunos de 23 escolas e agrupamentos de escolas do Distrito de Castelo Branco (Portugal). As actividades decorrem no âmbito do projecto de investigação «Educação para os Media na Região de Castelo Branco» (2007-2010), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. ER -