Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Tomé, V. & Helena Menezes (2009). Educação para os Média através da produção de jornais escolares em suporte papel e on-line: um projecto de investigação em Castelo Branco (Portugal). In Cláudia Álvares e Manuel José Damásio (Ed.), Atas do VI SOPCOM / IV Ibérico. (pp. 4786-4801). Lisboa: Universidade Lusófona.
Exportar Referência (IEEE)
V. M. Tomé and H. Menezes,  "Educação para os Média através da produção de jornais escolares em suporte papel e on-line: um projecto de investigação em Castelo Branco (Portugal)", in Atas do VI SOPCOM / IV Ibérico, Cláudia Álvares e Manuel José Damásio, Ed., Lisboa, Universidade Lusófona, 2009, pp. 4786-4801
Exportar BibTeX
@inproceedings{tomé2009_1732414049496,
	author = "Tomé, V. and Helena Menezes",
	title = "Educação para os Média através da produção de jornais escolares em suporte papel e on-line: um projecto de investigação em Castelo Branco (Portugal)",
	booktitle = "Atas do VI SOPCOM / IV Ibérico",
	year = "2009",
	editor = "Cláudia Álvares e Manuel José Damásio",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	pages = "4786-4801",
	publisher = "Universidade Lusófona",
	address = "Lisboa",
	organization = "SOPCOM",
	url = "https://sopcom.pt/publicacoes/#725797146"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Educação para os Média através da produção de jornais escolares em suporte papel e on-line: um projecto de investigação em Castelo Branco (Portugal)
T2  - Atas do VI SOPCOM / IV Ibérico
AU  - Tomé, V.
AU  - Helena Menezes
PY  - 2009
SP  - 4786-4801
CY  - Lisboa
UR  - https://sopcom.pt/publicacoes/#725797146
AB  - A sociedade da informação está marcada pela presença constante dos media e das suas mensagens, pelo que grande parte do conhecimento adquirido é mediado. Como os media não mostram a realidade, mas sim representações dessa realidade, os cidadãos devem estar preparados para interpretarem a informação de forma crítica. Devem também saber produzir mensagens media, de forma reflexiva, intervindo socialmente, exercendo um direito de cidadania. A investigação aponta a necessidade de iniciar a Educação para os Media desde tenra idade e
continuar a desenvolvê-la ao longo da vida, razão pela qual a escola terá aí um papel fundamental.
A investigação refere a necessidade integrar a Educação para os Media nos currículos de todos os graus de ensino, além de desenvolver projectos de investigação na área da Educação para os Media. Esses projectos devem formar professores e alunos, bem como desenvolver recursos educativos que os auxiliem na produção de  mensagens media. Este artigo apresenta o DVD «Vamos fazer jornais escolares», um recurso que tem por objectivo ajudar professores e alunos a produzirem mensagens media para jornais escolares em suporte papel e on-line.
Explica ainda o funcionamento de uma plataforma de produção de jornais escolares que, tal como o DVD, estão a ser utilizados por mais de 50 professores e 650 alunos de 23 escolas e agrupamentos de escolas do Distrito de Castelo Branco (Portugal). As actividades decorrem no âmbito do projecto de investigação «Educação para os Media na Região de Castelo Branco» (2007-2010), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
ER  -