Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Silva, R., Bobrowicz-Campos, E., Santos-Costa, P., Gil, I. & Almeida, M. L. (2021). Escala da qualidade da relação entre familiar cuidador e a pessoa cuidada – versão portuguesa. In Atas do VI Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americana e de Países de Língua Oficial Portuguesa. (pp. 494). Coimbra: Health Sciences Research Unit: Nursing (UICISA:E) of the Nursing School of Coimbra.
Exportar Referência (IEEE)
S. R. et al.,  "Escala da qualidade da relação entre familiar cuidador e a pessoa cuidada – versão portuguesa", in Atas do VI Congr.o de Investigação em Enfermagem Ibero-Americana e de Países de Língua Oficial Portuguesa, Coimbra, Health Sciences Research Unit: Nursing (UICISA:E) of the Nursing School of Coimbra, 2021, pp. 494
Exportar BibTeX
@inproceedings{r.2021_1731964842125,
	author = "Silva, R. and Bobrowicz-Campos, E. and Santos-Costa, P. and Gil, I. and Almeida, M. L.",
	title = "Escala da qualidade da relação entre familiar cuidador e a pessoa cuidada – versão portuguesa",
	booktitle = "Atas do VI Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americana e de Países de Língua Oficial Portuguesa",
	year = "2021",
	editor = "",
	volume = "",
	number = "",
	series = "",
	pages = "494",
	publisher = "Health Sciences Research Unit: Nursing (UICISA:E) of the Nursing School of Coimbra",
	address = "Coimbra",
	organization = "Health Sciences Research Unit: Nursing (UICISA:E) of the Nursing School of Coimbra",
	url = "https://www.esenfc.pt/event/event/home/index.php?target=home&event=319&defLang=1"
}
Exportar RIS
TY  - CPAPER
TI  - Escala da qualidade da relação entre familiar cuidador e a pessoa cuidada – versão portuguesa
T2  - Atas do VI Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americana e de Países de Língua Oficial Portuguesa
AU  - Silva, R.
AU  - Bobrowicz-Campos, E.
AU  - Santos-Costa, P.
AU  - Gil, I.
AU  - Almeida, M. L.
PY  - 2021
SP  - 494
SN  - 0874-0283
CY  - Coimbra
UR  - https://www.esenfc.pt/event/event/home/index.php?target=home&event=319&defLang=1
AB  - Introdução: Os cuidadores familiares das pessoas com perturbação neurocognitiva (PcPNC) desempenham frequentemente funções colaborativas. Avaliar a qualidade da relação entre os elementos da díade (cuidador e PcPNC) poderá mostrar-se benéfico no planeamento dos cuidados. A Quality of the Carer-Patient Relationship scale (QCPR) permite avaliar a emoção expressa entre a díade, mais especificamente avalia o ponto de vista de cada elemento (duas versões). É constituída por 14 itens, sendo organizada em duas subescalas: proximidade/afeto e conflito/crítica (Spruytte, Audenhove, Lammertyn, & Storms, 2002).
Objetivos: Traduzir e adaptar a escala QCPR para o português europeu e analisar suas propriedades psicométricas; ii) descrever as variáveis sociodemográficas e clínicas e analisar as suas correlações com a nova versão da escala.
Metodologia: O estudo foi desenvolvido em duas fases. A fase I- consistiu na tradução e adaptação cultural da escala, realizada em quatro etapas (tradução, síntese, retroversão e nova versão consensual). A fase II - compreendeu o estudo de fiabilidade, aceitabilidade e concordância entre versões aplicadas à PcPNC e ao seu cuidador. A qualidade global de ajustamento do modelo, fiabilidade compósita das subescalas e validade discriminante foram determinadas pela Análise Fatorial Confirmatória. Correlacionou-se ainda as duas versões da escala e as suas subescalas com as diferentes variáveis sociodemográficas e clínicas.
Resultados: A escala QCPR, versão portuguesa foi administrada a 53 díades (n=106). As PcPNC revelaram alguma dificuldade na compreensão dos itens e na distinção entre algumas categorias de resposta. Nas duas versões, as medidas de tendência central e simetria apresentam valores ajustados. Porém, a dispersão dos resultados foi fraca. Os valores de alfa de Cronbach foram de 0,89 para versão aplicada à PcPNC, e de 0,91 para versão aplicada ao cuidador. A qualidade global do ajustamento da escala QCPR, versão da PcPNC encontra-se entre sofrível a bom; já a qualidade global do ajustamento da escala QCPR, versão do cuidador, entre sofrível a muito bom. As maiores fragilidades vão para a subescala conflito/crítica, que apresenta três itens com fraca associação. Esta subescala apresenta também uma fiabilidade compósita aceitável. Já os valores de validade da subescala proximidade/afeto são mais consistentes. A escala mostrou-se sensível à idade do cuidador e ao grau de parentesco dos elementos da díade.
Conclusões: A QCPR-P apresenta propriedades psicométricas consistentes para uma das suas subescalas. A maior limitação do estudo é o pequeno tamanho da amostra, que suportou esta fase de validação. É essencial o desenvolvimento de trabalhos futuros que permitam a continuidade deste processo de validação e que incluam amostras mais heterógenas de forma a contribuírem para a robustez psicométrica do instrumento.
ER  -