Publicação em atas de evento científico
Escala da qualidade da relação entre familiar cuidador e a pessoa cuidada – versão portuguesa
Silva, R. (Silva, R.); Elzbieta Campos (Bobrowicz-Campos, E.); Santos-Costa, P. (Santos-Costa, P.); Gil, I. (Gil, I.); Almeida, M. L. (Almeida, M. L.);
Atas do VI Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-Americana e de Países de Língua Oficial Portuguesa
Ano (publicação definitiva)
2021
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
Introdução: Os cuidadores familiares das pessoas com perturbação neurocognitiva (PcPNC) desempenham frequentemente funções colaborativas. Avaliar a qualidade da relação entre os elementos da díade (cuidador e PcPNC) poderá mostrar-se benéfico no planeamento dos cuidados. A Quality of the Carer-Patient Relationship scale (QCPR) permite avaliar a emoção expressa entre a díade, mais especificamente avalia o ponto de vista de cada elemento (duas versões). É constituída por 14 itens, sendo organizada em duas subescalas: proximidade/afeto e conflito/crítica (Spruytte, Audenhove, Lammertyn, & Storms, 2002). Objetivos: Traduzir e adaptar a escala QCPR para o português europeu e analisar suas propriedades psicométricas; ii) descrever as variáveis sociodemográficas e clínicas e analisar as suas correlações com a nova versão da escala. Metodologia: O estudo foi desenvolvido em duas fases. A fase I- consistiu na tradução e adaptação cultural da escala, realizada em quatro etapas (tradução, síntese, retroversão e nova versão consensual). A fase II - compreendeu o estudo de fiabilidade, aceitabilidade e concordância entre versões aplicadas à PcPNC e ao seu cuidador. A qualidade global de ajustamento do modelo, fiabilidade compósita das subescalas e validade discriminante foram determinadas pela Análise Fatorial Confirmatória. Correlacionou-se ainda as duas versões da escala e as suas subescalas com as diferentes variáveis sociodemográficas e clínicas. Resultados: A escala QCPR, versão portuguesa foi administrada a 53 díades (n=106). As PcPNC revelaram alguma dificuldade na compreensão dos itens e na distinção entre algumas categorias de resposta. Nas duas versões, as medidas de tendência central e simetria apresentam valores ajustados. Porém, a dispersão dos resultados foi fraca. Os valores de alfa de Cronbach foram de 0,89 para versão aplicada à PcPNC, e de 0,91 para versão aplicada ao cuidador. A qualidade global do ajustamento da escala QCPR, versão da PcPNC encontra-se entre sofrível a bom; já a qualidade global do ajustamento da escala QCPR, versão do cuidador, entre sofrível a muito bom. As maiores fragilidades vão para a subescala conflito/crítica, que apresenta três itens com fraca associação. Esta subescala apresenta também uma fiabilidade compósita aceitável. Já os valores de validade da subescala proximidade/afeto são mais consistentes. A escala mostrou-se sensível à idade do cuidador e ao grau de parentesco dos elementos da díade. Conclusões: A QCPR-P apresenta propriedades psicométricas consistentes para uma das suas subescalas. A maior limitação do estudo é o pequeno tamanho da amostra, que suportou esta fase de validação. É essencial o desenvolvimento de trabalhos futuros que permitam a continuidade deste processo de validação e que incluam amostras mais heterógenas de forma a contribuírem para a robustez psicométrica do instrumento.
Agradecimentos/Acknowledgements
A pesquisa foi desenvolvida no contexto do projeto “Estimulação cognitiva em Idosos: intervenção na fragilidade cognitiva e promoção do autocuidado ”[ECOG / 2015] e co-financiado pela Escola de Enfermagem de Coimbra.
Palavras-chave
erturbação neurocognitiva,qualidade da relação,estudo de validação
  • Ciências da Saúde - Ciências Médicas
  • Psicologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.