Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Santos, M. H., Marques, A. M. & Delgado, C. (2023). Gênero e ensino secundário: Experiências e estratégias dos professores. Cadernos de Pesquisa. 53
M. H. Santos et al., "Gênero e ensino secundário: Experiências e estratégias dos professores", in Cadernos de Pesquisa, vol. 53, 2023
@article{santos2023_1732212446179, author = "Santos, M. H. and Marques, A. M. and Delgado, C. ", title = "Gênero e ensino secundário: Experiências e estratégias dos professores", journal = "Cadernos de Pesquisa", year = "2023", volume = "53", number = "", url = "https://publicacoes.fcc.org.br/cp/about" }
TY - JOUR TI - Gênero e ensino secundário: Experiências e estratégias dos professores T2 - Cadernos de Pesquisa VL - 53 AU - Santos, M. H. AU - Marques, A. M. AU - Delgado, C. PY - 2023 SN - 0100-1574 UR - https://publicacoes.fcc.org.br/cp/about AB - Este estudo analisou os possíveis efeitos negativos associados aos homens docentes do ensino secundário português, bem como as suas estratégias para se integrarem em uma profissão em que as mulheres são maioritárias. Foram realizadas 16 entrevistas individuais semiestruturadas com 8 professores e 8 professoras, e os seus conteúdos foram submetidos a uma análise temática. A análise evidencia que os homens, nesse contexto, experienciam consequências distintas daquelas que as mulheres em situações similares vivenciam, assinalando-se, ainda, vantagens pela pertença à minoria. As experiências dos homens e as perceções das mulheres sugerem a existência de pressão para que os homens evidenciem, enquanto professores, os traços da masculinidade hegemônica. ER -