Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Santos, M. H., Marques, A. M. & Delgado, C.  (2023). Gênero e ensino secundário: Experiências e estratégias dos professores. Cadernos de Pesquisa. 53
Exportar Referência (IEEE)
M. H. Santos et al.,  "Gênero e ensino secundário: Experiências e estratégias dos professores", in Cadernos de Pesquisa, vol. 53, 2023
Exportar BibTeX
@article{santos2023_1715613119865,
	author = "Santos, M. H. and Marques, A. M. and Delgado, C. ",
	title = "Gênero e ensino secundário: Experiências e estratégias dos professores",
	journal = "Cadernos de Pesquisa",
	year = "2023",
	volume = "53",
	number = "",
	url = "https://publicacoes.fcc.org.br/cp/about"
}
Exportar RIS
TY  - JOUR
TI  - Gênero e ensino secundário: Experiências e estratégias dos professores
T2  - Cadernos de Pesquisa
VL  - 53
AU  - Santos, M. H.
AU  - Marques, A. M.
AU  - Delgado, C. 
PY  - 2023
SN  - 0100-1574
UR  - https://publicacoes.fcc.org.br/cp/about
AB  - Este estudo analisou os possíveis efeitos negativos associados aos homens docentes do ensino
secundário português, bem como as suas estratégias para se integrarem em uma profissão em que
as mulheres são maioritárias. Foram realizadas 16 entrevistas individuais semiestruturadas com
8 professores e 8 professoras, e os seus conteúdos foram submetidos a uma análise temática. A
análise evidencia que os homens, nesse contexto, experienciam consequências distintas daquelas
que as mulheres em situações similares vivenciam, assinalando-se, ainda, vantagens pela pertença à
minoria. As experiências dos homens e as perceções das mulheres sugerem a existência de pressão
para que os homens evidenciem, enquanto professores, os traços da masculinidade hegemônica.
ER  -