Artigo em revista científica Q2
Gênero e ensino secundário: Experiências e estratégias dos professores
Maria Helena Santos (Santos, M. H.); António Manuel Marques (Marques, A. M.); Catarina Delgado (Delgado, C. );
Título Revista
Cadernos de Pesquisa
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-11-21 12:40)

Ver o registo na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-11-18 19:49)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) Gender and secondary education: Teacher experiences and strategies

(Espanhol/Castelhano) Género y educación secundaria: Experiencias y estrategias de los profesores

(Francês) Genre et enseignement secondaire: Expériences et stratégies des enseignants

Abstract/Resumo
Este estudo analisou os possíveis efeitos negativos associados aos homens docentes do ensino secundário português, bem como as suas estratégias para se integrarem em uma profissão em que as mulheres são maioritárias. Foram realizadas 16 entrevistas individuais semiestruturadas com 8 professores e 8 professoras, e os seus conteúdos foram submetidos a uma análise temática. A análise evidencia que os homens, nesse contexto, experienciam consequências distintas daquelas que as mulheres em situações similares vivenciam, assinalando-se, ainda, vantagens pela pertença à minoria. As experiências dos homens e as perceções das mulheres sugerem a existência de pressão para que os homens evidenciem, enquanto professores, os traços da masculinidade hegemônica.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Ensino secundário,Tokenism,Relações de gênero,Masculinidade
  • Ciências da Educação - Ciências Sociais
  • Sociologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
57/2016/CP Fundação para a Ciência e a Tecnologia
1359/CT0023 Fundação para a Ciência e a Tecnologia

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.