Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Mouro, C. (2011). Perspectivas locais sobre a conservação da biodiversidade: representações e dinâmicas identitárias associadas a inovações legais.
Exportar Referência (IEEE)
C. S. Mouro,  "Perspectivas locais sobre a conservação da biodiversidade: representações e dinâmicas identitárias associadas a inovações legais",, 2011
Exportar BibTeX
@null{mouro2011_1730780191717,
	year = "2011",
	url = "https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/9980"
}
Exportar RIS
TY  - GEN
TI  - Perspectivas locais sobre a conservação da biodiversidade: representações e dinâmicas identitárias associadas a inovações legais
AU  - Mouro, C.
PY  - 2011
UR  - https://repositorio.iscte-iul.pt/handle/10071/9980
AB  - A recepção de inovações legais na área da sustentabilidade constitui um campo privilegiado de pesquisa sobre as formas como indivíduos e grupos se organizam para responder às propostas societais de mudança social. Este trabalho teve como objectivo geral examinar como as comunidades incluídas em zonas protegidas Natura 2000, onde as práticas locais de utilização da terra são reguladas por novas directivas legais, recebem as metas da conservação da biodiversidade. Para isso, investiu-se na análise dos processos representacionais que permitem às comunidades concordar em geral com a norma da conservação e, simultaneamente, discordar com aspectos específicos das novas leis (Estudo 1). Foi também examinado como é que processos identitários e moderadores contextuais contribuem para estas formas mais subtis de resistência à mudança social para a sustentabilidade (Estudo 2). As comunidades mostraram ter posições heterogéneas e complexas, associadas quer a visões da natureza mais globais, quer aos projectos específicos que diferentes grupos locais detêm para a comunidade (Estudo 3). A ligação ao lugar, as relações com a lei e as instituições nacionais, e a avaliação da mudança na comunidade são importantes interventores nos processos de apoio e resistência às leis de conservação da biodiversidade (Estudo 4). Este trabalho mostrou que o apoio genérico à conservação da natureza coexiste com a resistência às formas concretas da sua aplicação em contexto e que diferentes formas de resistência emergem consoante as representações e identidades que são mobilizadas pelos diferentes grupos dentro das comunidades para a recepção às novas leis.
ER  -