Tese de Doutoramento
Perspectivas locais sobre a conservação da biodiversidade: representações e dinâmicas identitárias associadas a inovações legais
Carla Mouro (Mouro, C.);
Ano (publicação definitiva)
2011
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 4

(Última verificação: 2024-07-13 07:43)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
A recepção de inovações legais na área da sustentabilidade constitui um campo privilegiado de pesquisa sobre as formas como indivíduos e grupos se organizam para responder às propostas societais de mudança social. Este trabalho teve como objectivo geral examinar como as comunidades incluídas em zonas protegidas Natura 2000, onde as práticas locais de utilização da terra são reguladas por novas directivas legais, recebem as metas da conservação da biodiversidade. Para isso, investiu-se na análise dos processos representacionais que permitem às comunidades concordar em geral com a norma da conservação e, simultaneamente, discordar com aspectos específicos das novas leis (Estudo 1). Foi também examinado como é que processos identitários e moderadores contextuais contribuem para estas formas mais subtis de resistência à mudança social para a sustentabilidade (Estudo 2). As comunidades mostraram ter posições heterogéneas e complexas, associadas quer a visões da natureza mais globais, quer aos projectos específicos que diferentes grupos locais detêm para a comunidade (Estudo 3). A ligação ao lugar, as relações com a lei e as instituições nacionais, e a avaliação da mudança na comunidade são importantes interventores nos processos de apoio e resistência às leis de conservação da biodiversidade (Estudo 4). Este trabalho mostrou que o apoio genérico à conservação da natureza coexiste com a resistência às formas concretas da sua aplicação em contexto e que diferentes formas de resistência emergem consoante as representações e identidades que são mobilizadas pelos diferentes grupos dentro das comunidades para a recepção às novas leis.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Mudança social,Resistência à mudança,Representações sociais,Identidades,Conservação da biodiversidade
  • Psicologia - Ciências Sociais

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.