Exportar Publicação
A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.
Jerónimo, R. & Soares, S. (2023). Psicólogos cognitivos no quotidiano: Uma pedagogia activa, crítica e socialmente construída. In Alexandre, J., Almeida, A., Espírito-Santo, A., Martins, A., Aguiar, C. & Simões, N (Ed.), Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte. (pp. 143-153). Lisboa: Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.
R. I. Jerónimo and S. A. Soares, "Psicólogos cognitivos no quotidiano: Uma pedagogia activa, crítica e socialmente construída", in Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte, Alexandre, J., Almeida, A., Espírito-Santo, A., Martins, A., Aguiar, C. & Simões, N, Ed., Lisboa, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, 2023, pp. 143-153
@incollection{jerónimo2023_1732210900635, author = "Jerónimo, R. and Soares, S.", title = "Psicólogos cognitivos no quotidiano: Uma pedagogia activa, crítica e socialmente construída", chapter = "", booktitle = "Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte", year = "2023", volume = "", series = "", edition = "", pages = "143-143", publisher = "Iscte - Instituto Universitário de Lisboa", address = "Lisboa", url = "https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2023/11/27/1701099834184_exemplos_de_praticas_pedagogicas_e_estrategias_de_inovacao_pedagogica_ebook.pdf" }
TY - CHAP TI - Psicólogos cognitivos no quotidiano: Uma pedagogia activa, crítica e socialmente construída T2 - Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte AU - Jerónimo, R. AU - Soares, S. PY - 2023 SP - 143-153 CY - Lisboa UR - https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2023/11/27/1701099834184_exemplos_de_praticas_pedagogicas_e_estrategias_de_inovacao_pedagogica_ebook.pdf AB - A natureza abstracta dos modelos teóricos torna-os de difícil apreensão, sobretudo quando há pouco conhecimento prévio nesse domínio, desafio patente na unidade curricular Percepção, Atenção e Memória. Partindo da ideia que a aprendizagem beneficia da construção activa do conhecimento, desenvolveu-se uma prática pedagógica na qual o/as estudantes têm oportunidade de identificar um problema do quotidiano que querem analisar à luz de teorias da psicologia cognitiva por ele/as seleccionadas. Os grupos seleccionam um artigo empírico que apresente o problema e dois artigos teóricos, e partilham-nos com o/as colegas e docente, conjuntamente com um resumo da estratégia de análise. Numa primeira aula, o grupo apresenta e justifica a escolha do problema, e explica como os artigos seleccionados se articulam para analisar teoricamente o problema. Nesta aula, estimula-se a troca de ideias, sugestões e reflexões entre o grupo e o/as colegas e docente. O trabalho final, apresentado uma semana depois, resulta da reflexão integrada destes elementos. A nível pedagógico, esta prática alinha-se com o modelo pedagógico do Iscte. A nível de aprendizagem, estimula o desenvolvimento de uma compreensão teórica socialmente situada, bem como competências de reflexão crítica e de questionamento teoricamente ancorado. Estando assente nos interesses do/as estudantes e no diálogo, é fomentada uma aprendizagem activa e autónoma e o desenvolvimento do pensamento crítico. ER -