Exportar Publicação

A publicação pode ser exportada nos seguintes formatos: referência da APA (American Psychological Association), referência do IEEE (Institute of Electrical and Electronics Engineers), BibTeX e RIS.

Exportar Referência (APA)
Jerónimo, R. & Soares, S. (2023). Psicólogos cognitivos no quotidiano: Uma pedagogia activa, crítica e socialmente construída. In Alexandre, J., Almeida, A., Espírito-Santo, A., Martins, A., Aguiar, C. & Simões, N (Ed.), Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte. (pp. 143-153). Lisboa: Iscte - Instituto Universitário de Lisboa.
Exportar Referência (IEEE)
R. I. Jerónimo and S. A. Soares,  "Psicólogos cognitivos no quotidiano: Uma pedagogia activa, crítica e socialmente construída", in Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte, Alexandre, J., Almeida, A., Espírito-Santo, A., Martins, A., Aguiar, C. & Simões, N, Ed., Lisboa, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa, 2023, pp. 143-153
Exportar BibTeX
@incollection{jerónimo2023_1734958902951,
	author = "Jerónimo, R. and Soares, S.",
	title = "Psicólogos cognitivos no quotidiano: Uma pedagogia activa, crítica e socialmente construída",
	chapter = "",
	booktitle = "Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte",
	year = "2023",
	volume = "",
	series = "",
	edition = "",
	pages = "143-143",
	publisher = "Iscte - Instituto Universitário de Lisboa",
	address = "Lisboa",
	url = "https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2023/11/27/1701099834184_exemplos_de_praticas_pedagogicas_e_estrategias_de_inovacao_pedagogica_ebook.pdf"
}
Exportar RIS
TY  - CHAP
TI  - Psicólogos cognitivos no quotidiano: Uma pedagogia activa, crítica e socialmente construída
T2  - Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte
AU  - Jerónimo, R.
AU  - Soares, S.
PY  - 2023
SP  - 143-153
CY  - Lisboa
UR  - https://www.iscte-iul.pt/assets/files/2023/11/27/1701099834184_exemplos_de_praticas_pedagogicas_e_estrategias_de_inovacao_pedagogica_ebook.pdf
AB  - A natureza abstracta dos modelos teóricos torna-os de difícil apreensão, sobretudo quando há
pouco conhecimento prévio nesse domínio, desafio patente na unidade curricular Percepção,
Atenção e Memória. Partindo da ideia que a aprendizagem beneficia da construção activa
do conhecimento, desenvolveu-se uma prática pedagógica na qual o/as estudantes têm
oportunidade de identificar um problema do quotidiano que querem analisar à luz de teorias
da psicologia cognitiva por ele/as seleccionadas. Os grupos seleccionam um artigo empírico
que apresente o problema e dois artigos teóricos, e partilham-nos com o/as colegas e docente,
conjuntamente com um resumo da estratégia de análise. Numa primeira aula, o grupo apresenta e justifica a escolha do problema, e explica como os artigos seleccionados se articulam para analisar teoricamente o problema. Nesta aula, estimula-se a troca de ideias, sugestões e reflexões entre o grupo e o/as colegas e docente. O trabalho final, apresentado uma semana depois, resulta da reflexão integrada destes elementos. A nível pedagógico, esta prática alinha-se com o modelo pedagógico do Iscte. A nível de aprendizagem, estimula o desenvolvimento de uma compreensão teórica socialmente situada, bem como competências de reflexão crítica e de questionamento teoricamente ancorado. Estando assente nos interesses do/as estudantes e no diálogo, é fomentada uma aprendizagem activa e autónoma e o desenvolvimento do pensamento crítico.
ER  -