Capítulo de livro
Psicólogos cognitivos no quotidiano: Uma pedagogia activa, crítica e socialmente construída
Rita Jerónimo (Jerónimo, R.); Sara Palma Soares (Soares, S.);
Título Livro
Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

Esta publicação não está indexada no Google Scholar

Abstract/Resumo
A natureza abstracta dos modelos teóricos torna-os de difícil apreensão, sobretudo quando há pouco conhecimento prévio nesse domínio, desafio patente na unidade curricular Percepção, Atenção e Memória. Partindo da ideia que a aprendizagem beneficia da construção activa do conhecimento, desenvolveu-se uma prática pedagógica na qual o/as estudantes têm oportunidade de identificar um problema do quotidiano que querem analisar à luz de teorias da psicologia cognitiva por ele/as seleccionadas. Os grupos seleccionam um artigo empírico que apresente o problema e dois artigos teóricos, e partilham-nos com o/as colegas e docente, conjuntamente com um resumo da estratégia de análise. Numa primeira aula, o grupo apresenta e justifica a escolha do problema, e explica como os artigos seleccionados se articulam para analisar teoricamente o problema. Nesta aula, estimula-se a troca de ideias, sugestões e reflexões entre o grupo e o/as colegas e docente. O trabalho final, apresentado uma semana depois, resulta da reflexão integrada destes elementos. A nível pedagógico, esta prática alinha-se com o modelo pedagógico do Iscte. A nível de aprendizagem, estimula o desenvolvimento de uma compreensão teórica socialmente situada, bem como competências de reflexão crítica e de questionamento teoricamente ancorado. Estando assente nos interesses do/as estudantes e no diálogo, é fomentada uma aprendizagem activa e autónoma e o desenvolvimento do pensamento crítico.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Aprendizagem situada,Participação activa,Teoria dialógica,Comunidades de aprendizagem

Com o objetivo de aumentar a investigação direcionada para o cumprimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável para 2030 das Nações Unidas, é disponibilizada no Ciência-IUL a possibilidade de associação, quando aplicável, dos artigos científicos aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Estes são os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável identificados pelo(s) autor(es) para esta publicação. Para uma informação detalhada dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, clique aqui.