Publication in conference proceedings
A aceitação do moodle em função do carácter mandatório da sua utilização
Isidro Pedro (Pedro, I.); Bráulio Alturas (Alturas, B.); Raul Laureano (Laureano, R. M. S.);
2013 8th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI)
Year (definitive publication)
2013
Language
Portuguese
Country
United States of America
More Information
Web of Science®

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-11-22 16:57)

View record in Web of Science®

Scopus

Times Cited: 1

(Last checked: 2024-11-22 19:39)

View record in Scopus


: 0.3
Google Scholar

Times Cited: 3

(Last checked: 2024-11-21 21:50)

View record in Google Scholar

Alternative Titles

(English) Moodle acceptance according to its mandatory use

Abstract
O objetivo principal deste projeto de investigação consistiu em verificar em que termos a aceitação do sistema de gestão de e-learning, intitulado Moodle, por parte dos alunos do primeiro ano, inscritos na unidade curricular de informática da Escola Superior de Ciências Empresariais do Instituto Politécnico de Setúbal (ESCE-IPS), podia ser avaliada com recurso ao Modelo de Aceitação da Tecnologia (TAM) considerando a intenção de utilização uma variável muda. Utilizaram-se como variáveis externas do modelo (TAM 3) as seguintes quatro: relevância para as funções; demonstração de resultados da utilização; perceção de controlo externo; e ansiedade computacional e os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário a uma amostra de 211 alunos inscritos no ano letivo de 2011/12. Os resultados apontaram para a ausência de relação entre a ansiedade computacional e a facilidade de utilização percebida e entre a facilidade de utilização percebida e a utilização do sistema. A demonstração dos resultados obtidos da utilização do Moodle exerce uma influência direta sobre a utilização do Moodle, contrariando os pressupostos teóricos do TAM 3. Com base nos pressupostos enunciados conclui-se que possível avaliar a aceitação do Moodle com base no TAM 3.
Acknowledgements
--
Keywords
E-learning,Educação,Moodle,TAM
  • Computer and Information Sciences - Natural Sciences