Scientific journal paper Q4
A arte como discurso: a identidade como mercadoria
Rui Pedro Fonseca (Fonseca, R. P.);
Journal Title
Sociologia, Problemas e Práticas
Year (definitive publication)
2007
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

Times Cited: 1

(Last checked: 2024-12-17 21:44)

View record in Scopus


: 0.2
Google Scholar

Times Cited: 14

(Last checked: 2024-12-17 10:02)

View record in Google Scholar

Abstract
Algumas das produções que têm vindo a ser desenvolvidas no campo da arte, desde os finais da década de 1950, surgem como reacções às diversas representações de identidades provenientes dos meios de comunicação. Os diferentes modos de configuração artística, relativos a estas representações tecnológicas, permitem assinalar os seus sistemas de códigos e inclusivamente obter algumas das reacções contraculturais provenientes do contexto social. As conjunções de signos patentes numa obra de arte, em conjugação com as correntes linguísticas e filosóficas, permitem leituras sociológicas eficazes relativas aos sistemas de representação da identidade cultural; simultaneamente destacam a sua relação íntima com as ideologias agregadas às mercadorias.
Acknowledgements
--
Keywords
Representações,Identidade,Mercadoria,Arte
  • Sociology - Social Sciences
  • Other Social Sciences - Social Sciences