A auto-apresentação dos portugueses na plataforma de online dating Tinder
Event Title
X Congresso Sopcom
Year (definitive publication)
2017
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
A investigação desenvolvida teve como objetivo principal explorar as estratégias de autoapresentação mediada dos utilizadores portugueses e do processo de construção de perfis individuais na rede de online dating Tinder.
O desenho da pesquisa mobilizou procedimentos de recolha de dados assente numa metodologia mista, através da articulação da recolha de dados via observação não participante de 200 perfis (resultando num corpus de 701 fotografias e 87 textos), entrevista (10) e consequente análise de conteúdo.
Após análise da componente visual e textual foi possível observar singularidades, mas também padrões, nas práticas de autoapresentação e desempenho identitário, tanto em termos de imagens, como na informação textual.
Acknowledgements
--
Keywords
Fields of Science and Technology Classification
- Sociology - Social Sciences
- Media and Communications - Social Sciences
Português