A Cartografia como Suporte para o Estudo da Evolução do Traçado Urbano da Cidade de São Tomé.
Event Title
Colóquio A Representação da Cidade de Origem Portuguesa na Cartografia Urbano Histórico.
Year (definitive publication)
2001
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
--
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
Esta comunicação pretende mostrar a metodologia utilizada na construção de plantas relativas à evolução do traçado urbano da cidade de São Tomé no arquipélago de São Tomé e Príncipe, desde as primeiras ocupações (século XV), até meados do século XVII.
Com base em cartografia existente, iconografia e textos relativos à cidade de São Tomé foram construídas plantas de várias épocas históricas, do Traçado Urbano da Cidade de São Tomé, nomeadamente: na actualidade, no início do século XX, no final do século XIX, no final do século XVIII, na primeira metade do século XVII, no final do século XVI e no final do século XV e início do século XVI.
Dado que a cartografia por si só não constituiu elemento suficiente para a compreensão do traçado urbano da cidade desde o século XV (a planta mais antiga encontrada da cidade data de meados do século XVII – 1646), neste estudo, as referências à bibliografias e iconográficas, constituem elementos importantes de apoio à cartografia. Não me vou referir a elas em particular, no entanto, não gostaria de deixa de referir que elas constituíram um elemento fundamental e complementar para o uso da cartografia.
Acknowledgements
--
Keywords
S. Tomé,Cartografia,urbanismo
Português