Scientific journal paper
A divulgação de responsabilidade social empresarial e a recente crise financeira mundial: perspetivas sociológicas e institucionais
Maria José Pires Carvalho da Silva (Silva, M. J.); Graça Maria do Carmo Azevedo (Azevedo, G.); Jonas Oliveira (Oliveira, J.);
Journal Title
Contabilidade e Gestão: Portuguese Journal of Accounting and Management
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 3

(Last checked: 2024-07-24 03:46)

View record in Google Scholar

Alternative Titles

(English) Corporate social responsibility disclosure and the recent global financial crisis: sociological and institutional perspectives

Abstract
Este estudo analisa o impacto da recente crise financeira mundial na divulgação de informação sobre responsabilidade social empresarial (RSE) de trinta30 instituições do setor financeirobancos pertencentes a seis países (Canadá, Reino Unido, França, Itália, Espanha e Portugal), no período de 2005-2011. De acordo com o quadro sociológico de Giddens (1990) conjugado come a nova teoria institucional de DiMaggio e Powell (1983), tenta examinar que estratégias de divulgação sobre RSE os bancos utilizaram na recuperação da credibilidade no sistema bancário. Além disso, tenta investigar se as três formas de pressão institucional (coerciva, normativa e mimética) podem promoverm a divulgação de informação sobre RSE pelos bancos em contexto de crise. Os principais resultados evidenciam que a divulgação de RSE aumentou ao longo do período da recente crise financeira global. A divulgação de RSE é diferente entre os bancos pertencentes a diferentes países de origem. Tais diferenças são explicadas pela adoção de estratégias de isomorfismo coercivo, normativo e mimético. Contudo, que são os bancos de países com mecanismos de legal enforcement menos robustos, aqueles que mais divulgam RSE, sugerindo que potenciais tentativas de isomorfismo mimético justificam estes padrões de divulgação. Estas conclusões revelam-se de primordial importância, atendendo ao facto da perspetiva sociológica/institucional na interação entre a recente crise financeira global e a divulgação da RSE nunca ter sido abordada na literatura.
Acknowledgements
--
Keywords
Divulgação da responsabilidade social empresarial,Crise financeira,Teoria institucional,Setor bancário
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UID/GES/00315/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia