Publication in conference proceedings
A educação ao longo da vida na perspectiva do envelhecimento ativo: Novos desafios, novas oportunidades para as estruturas de educação-formação
Cláudia Margarida Madeira Gonçalves Teixeira Gomes (Gomes, C. T.); Rosário Mauritti (Mauritti, R.);
Iª Conferência Ibérica de Sociologia da Educação - A educação na Europa do Sul: Constrangimentos e desafios em tempos incertos
Year (definitive publication)
2015
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 1

(Last checked: 2024-05-13 20:26)

View record in Google Scholar

Abstract
A pesquisa em curso, desenvolvida no âmbito do doutoramento em Sociologia pelo CIES-IUL, baseia-se numa abordagem do envelhecimento ativo que destaca o papel da Universidade na orientação de práticas de inclusão de indivíduos em ciclos de vida mais avançados. Neste paper apresentam-se alguns dos resultados obtidos através de um inquérito por questionário junto do universo de alunos com mais de 50 anos de idade inscritos nos vários ciclos de estudo (formais) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, no ano letivo 2013-2014. Na análise destes dados, considerando o movimento multiforme do fenómeno, procuramos analisar as experiências de envelhecimento ativo na relação dos próprios sujeitos com o desenvolvimento de competências de literacia, de modo a compreender diferentes protagonismos subjacentes à retoma aos contextos de educac?a?o-formac?a?o nestas idades. A análise desenvolvida permitiu para já mapear experiências de (re)descoberta de si; de possibilidade de concretização de projetos de vida significativos ou também de alternativa a situações de rotura em ciclos de vida mais avançados (decorrentes de situações de desemprego de longa duração, reforma, perda do cônjuge, etc.).
Acknowledgements
--
Keywords
Envelhecimento ativo,Educação formal,Novos seniores/nova idade
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia