Scientific journal paper
'A escola dos ciganos': contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de caso
Pedro Abrantes (Abrantes, P.); Teresa Seabra (Seabra, T.); Tiago Caeiro (Caeiro, T.); Sofia Almeida (Almeida, S.); Raquel Costa (Costa, R.);
Journal Title
Configurações
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 27

(Last checked: 2024-11-22 14:32)

View record in Google Scholar

Alternative Titles

(English) 'The gypsies school': contributions from a case study to understand school failure and segregation

(French) «L’école des Roms»: contribution d’une étude de cas à la compréhension de l’échec et ségrégation scolaire

Abstract
O artigo analisa os percursos das crianças ciganas de uma escola do 1º ciclo, em Lisboa, na qual esta população é francamente maioritária (cerca de 80%), apontando pistas para uma intervenção transformadora. A partir de estudos anteriores sobre o tema e de uma pesquisa de terreno, na qual cruzámos análise documental, entrevistas e observação participante, procurámos descrever e compreender as taxas dramáticas de absentismo, insucesso e retenção, a concentração crescente de alunos ciganos neste estabelecimento de ensino e os parcos resultados das intervenções socioeducativas desenvolvidas no local, ao longo dos últimos anos.
Acknowledgements
--
Keywords
Ciganos,Educação,Insucesso escolar,Segregação
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia