Artigo em revista científica
'A escola dos ciganos': contributos para a compreensão do insucesso e da segregação escolar a partir de um estudo de caso
Pedro Abrantes (Abrantes, P.); Teresa Seabra (Seabra, T.); Tiago Caeiro (Caeiro, T.); Sofia Almeida (Almeida, S.); Raquel Costa (Costa, R.);
Título Revista
Configurações
Ano (publicação definitiva)
2016
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 27

(Última verificação: 2024-11-22 14:32)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) 'The gypsies school': contributions from a case study to understand school failure and segregation

(Francês) «L’école des Roms»: contribution d’une étude de cas à la compréhension de l’échec et ségrégation scolaire

Abstract/Resumo
O artigo analisa os percursos das crianças ciganas de uma escola do 1º ciclo, em Lisboa, na qual esta população é francamente maioritária (cerca de 80%), apontando pistas para uma intervenção transformadora. A partir de estudos anteriores sobre o tema e de uma pesquisa de terreno, na qual cruzámos análise documental, entrevistas e observação participante, procurámos descrever e compreender as taxas dramáticas de absentismo, insucesso e retenção, a concentração crescente de alunos ciganos neste estabelecimento de ensino e os parcos resultados das intervenções socioeducativas desenvolvidas no local, ao longo dos últimos anos.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Ciganos,Educação,Insucesso escolar,Segregação
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia