Artigo em revista científica
A filosofia de Deming e a gestão da qualidade total no ensino superior português
Margarida Saraiva (Saraiva, M.);
Título Revista
Revista Portuguesa de Management
Ano (publicação definitiva)
2012
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 25

(Última verificação: 2024-11-20 00:57)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
No presente artigo procura-se analisar, de uma forma sistemática e acessível, informação relevante acerca da filosofia da qualidade total (TQM), debruçando-se essencialmente sobre os 14 Princípios de Deming. Por outro lado, pretende-se averiguar se as técnicas da Gestão da Qualidade Total, desenvolvidas por esse “Guru” da qualidade, poderiam ser aplicadas no ensino superior português. Neste sentido, aplicou-se um inquérito por questionário em duas instituições de ensino superior portuguesas: o ISCTE-IUL e a Universidade de Évora. Os resultados deste estudo evidenciaram que as duas instituições de ensino superior portuguesas poderiam implementar alguns dos 14 princípios de Deming e a sua correcta aplicação permitiria caminhar no longo percurso da qualidade até à excelência.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Gestão da qualidade total,Ensino superior,Princípios de Deming