Artigo em revista científica
A formação profissional contínua no novo contexto da Administração Pública: possibilidades e constrangimentos
César Madureira (Madureira, C.);
Título Revista
Revista de Administração Pública
Ano
2005
Língua
Português
País
Brasil
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Abstract/Resumo
Na virada do século, a administração pública confronta-se com um novo contexto de atuação. Se por um lado as preocupações da legalidade e da eqüidade na prestação de serviços à sociedade devem se manter, por outro, o imperativo da produtividade, ditado pelo setor privado, obriga a administração a uma evolução profissional e organizacional, a fim de poder cumprir os desígnios da complexidade, assim como responder à velocidade exponencial da mudança. A formação profissional contínua (sobretudo a comportamental) joga um papel decisivo na determinação dos novos perfis profissionais dos seus funcionários, devendo prepará-los e tornálos proativos no fenômeno da inovação e da modernização. Não obstante, as práticas corporativas de gestão da formação profissional apresentam-se ainda hoje em muitos países da UE como um obstáculo de peso significativo, impedindo a formação na administração pública de seguir pacificamente a via da aprendizagem organizacional.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Formação profissional contínua,Novo contexto da administração pública,Desafios,Possibilidades e limitações,Evolução comparada da formação na União Européia,O (aparente) paradoxo da modernização/inovação,Aprendizagem organizacional