Scientific journal paper Q2
A hermenêutica de Gadamer e a prática de projeto no ensino da Arquitetura
Teresa Madeira da Silva (Madeira da Silva, T.);
Journal Title
Arquiteturarevista
Year (definitive publication)
2015
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-05-10 03:10)

View record in Web of Science®

Scopus

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-05-05 03:39)

View record in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2024-05-08 21:09)

View record in Google Scholar

Alternative Titles

(English) Gadamer’s hermeneutics and the practice of design in architectural education

Abstract
Este artigo expõe o modo como se configura e sensibiliza a questão da valorização do património arquitetónico no ensino de Arquitetura desenvolvida no 3º ano do Mestrado Integrado em Arquitetura do ISCTE-IUL, Instituto Universitário de Lisboa. Tendo como ideia de património a herança coletiva que engloba os conceitos de cultura e memória, a experiência de ensino é o local apropriado para o debate informado acerca dos valores patrimoniais que passam de geração em geração. Este artigo cruza, na elaboração dos projetos de arquitetura, a valorização do património como pertencente aos campos organizacional, técnico e artístico com as conceções de “consciência histórica” e “tradição” provenientes da filosofia hermenêutica na pessoa de Hans-Georg Gadamer (1900-2002), de modo a proporcionar novos resultados em relação às abordagens tradicionais. Em termos metodológicos, o que se pretende, com os exercícios propostos, é fazer ressaltar nos estudantes um conceito de património amplo, onde a ideia da sua valorização possibilita uma leitura que inclui a paisagem como um todo. Os resultados obtidos mostram-nos que os estudantes equacionam o património através de formas de atuação que incluem o restauro e a reabilitação de objetos (edifícios), mas também através de propostas onde a organização e elaboração de programas articulados entre si, tendo em conta as pessoas, a paisagem e a cultura no presente, são conceitos integrados nos projetos.
Acknowledgements
--
Keywords
Hermenêutica,Arquitetura,Urbanismo,Ensino do projecto,Reabilitação urbana
  • Civil Engineering - Engineering and Technology
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UID/SOC/03127/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia