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Descrição Detalhada da Publicação
A identidade vocacional de jovens institucionalizados em centros educativos: um olhar na (re)educação em Portugal
Título Revista
Revista Eletrônica de Educação
Ano (publicação definitiva)
2013
Língua
Português
País
Brasil
Mais Informação
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Abstract/Resumo
O presente trabalho integra um doutoramento sobre o desenvolvimento da identidade vocacional de jovens institucionalizados a decorrer no Instituto da Educação da Universidade de Lisboa. Esta mesma tese faz parte de um projeto de investigação mais amplo intitulado Feedback, Identidade e Trajectórias Escolares: Dinâmicas e Consequências (FITE)[1]. Neste âmbito, o trabalho que nos propomos apresentar é uma seleção e análise de fontes bibliográficas relevantes sobre a temática da identidade vocacional, da institucionalização e da (re)educação de jovens portugueses em centros educativos. Com efeito, o objetivo principal é dar a conhecer numa sequência cronológica o que foi, o que é e para que serve a institucionalização de jovens em centros educativos, bem como apresentar os modos de resolução de identidade vocacional de alguns jovens que estão institucionalizados em centros Educativos, na região metropolitana de Lisboa. O método que adotamos para operacionalizar o nosso objetivo principal baseia-se na utilização de dois instrumentos metodológicos, um questionário de identificação sóciodemografica e a escala Dellas Identity Status Inventory–Occupation (DISI-O) desenvolvida por Dellas e Jernigan (1981) e adaptada para Portugal por Taveira (1986). Concretamente, com a aplicação da escala foi possível compreender os modos de resolução de identidade vocacional dos jovens participantes, em termos de idade e de curso profissional.
Agradecimentos/Acknowledgements
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Palavras-chave
Identidade vocacional; Jovens institucionalizados; Centros educativos
Classificação Fields of Science and Technology
- Psicologia - Ciências Sociais
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