Ciência_Iscte
Publications
Publication Detailed Description
A implementação de um SGQ como contributo para a eficácia da comunicação das organizações
Actas do 6º Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM) e 4º Congresso Ibérico
Year (definitive publication)
2009
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
Este trabalho tem por objectivo sublinhar a importância da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) para a melhoria da eficácia do processo de comunicação das organizações. Tendo por base os requisitos da norma NP EN ISO 9001:2000, identificam-se os processos de comunicação interna e externa e respectivos intervenientes em cada processo, procedendo-se ao levantamento das responsabilidades e das actividades a desenvolver. Este levantamento permite sistematizar os fluxos de comunicação, clarificando, quem faz, o quê, como, quando e onde. O Sistema de Gestão da Qualidade prevê a monitorização e avaliação da eficácia dos processos de comunicação e a sua melhoria continua.
Todo o sistema é documentado, sendo registadas as actividades definidas, o que permite conhecer a qualquer momento o grau de implementação do sistema e a sua eficácia. Toda esta documentação torna-se assim um instrumento fundamental para a gestão do conhecimento da organização, sendo um precioso auxiliar para todos aqueles que nela, mudam de funções e assumem novas responsabilidades, bem como, para a integração de novos colaboradores.
O Sistema de Gestão da Qualidade apresenta-se como um factor crítico de sucesso nas interacções intra e extra organizacionais e na eficácia da comunicação com as diferentes partes interessadas.
Acknowledgements
--
Keywords
Comunicação,eficácia,processo,relações públicas,sistema
Fields of Science and Technology Classification
- Media and Communications - Social Sciences