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A Inclusão Racial na Publicidade de Cosméticos no Instagram: Representação e Impacto no Envolvimento dos Utilizadores
Catarina Marques (Marques, C.); Daniela Langaro (Langaro, D.); Mariana Cintra (Cintra, M.);
Event Title
XXVII Congresso da Sociedade Portuguesa de Estatística
Year (definitive publication)
2025
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
A inclusão tornou-se um tema central no marketing e publicidade, sendo associada à justiça social e à identificação do consumidor com a marca. As redes sociais concentram grande parte do conteúdo de marca, sendo espaços privilegiados para estratégias inclusivas. No entanto, há poucos estudos que avaliam se essas intenções se traduzem em práticas eficazes, especialmente em relação à inclusão racial. Este estudo analisa a representação da diversidade de tons de pele em publicações de marcas de cosméticos no Instagram, bem como o impacto dessa inclusão no envolvimento dos utilizadores. Foi realizada uma análise de conteúdo a 750 publicações de 15 marcas de beleza, acompanhadas de uma análise de sentimentos dos comentários. Utilizaram-se modelos de equações estruturais, nomeadamente análise de caminhos (path analysis), complementada por análise multigrupos para comparar marcas de grande consumo com marcas premium. Os resultados mostram que o tom de pele mais diverso conduz a menor envolvimento (menos likes e comentários), mas a maior positividade nos comentários. O menor envolvimento resulta do foco em minorias, que naturalmente atraem menos apoios do que outras publicações. Contudo, entre os que apoiam, o sentimento é claramente mais positivo e os comentários mais entusiastas. Nas marcas premium, a diversidade é mais bem aceite, não afetando negativamente o envolvimento. O estudo contribui para compreender as práticas reais de inclusão nas redes sociais e levanta questões importantes para a teoria e prática do marketing inclusivo. A inclusão deve ser uma estratégia autêntica e consistente, que reflita a diversidade da sociedade.
Acknowledgements
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Keywords
Diversidade · Modelos de equações estruturais · Publicidade · Redes sociais

With the objective to increase the research activity directed towards the achievement of the United Nations 2030 Sustainable Development Goals, the possibility of associating scientific publications with the Sustainable Development Goals is now available in Ciência_Iscte. These are the Sustainable Development Goals identified by the author(s) for this publication. For more detailed information on the Sustainable Development Goals, click here.