Ciência_Iscte
Publications
Publication Detailed Description
A Marca País como Política Pública
Document Title
eWorkingPaper CIES-IUL
Year (definitive publication)
2017
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
Este artigo tem como objetivos analisar a marca país enquanto política pública que
emerge como resposta às pressões da economia globalizada e cuja formulação se
centra na identificação das vantagens competitivas do país, projetadas mundialmente
através de uma imagem com a qual se pretende diferenciar o país face aos
concorrentes e atrair mais-valias. Reflete-se acerca da evolução do conceito e das
políticas de marca país, do debate sobre a adaptabilidade das noções de “marca” e de
branding empresarial aos países, da relevância da imagem externa dos países, avaliada
por índices internacionais que evidenciam a tangibilidade socioeconómica das marcas
países, e dos modelos da identidade competitiva (Anholt, 2007), do diamante (Porter,
1993) e dos fatores de sucesso (Rainisto, 2003) para o desenho e implementação de
políticas de marca país.
Palavras-chave: marca país; imagem país; política pública; vantagem competitiva
Acknowledgements
--
Keywords
Marca País,Imagem País,Política Pública,Vantagem Competitiva
Português