Working Papers
A Marca País como Política Pública
Denise Henriques (Quintela, Denise Henriques);
Document Title
eWorkingPaper CIES-IUL
Year (definitive publication)
2017
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
Este artigo tem como objetivos analisar a marca país enquanto política pública que emerge como resposta às pressões da economia globalizada e cuja formulação se centra na identificação das vantagens competitivas do país, projetadas mundialmente através de uma imagem com a qual se pretende diferenciar o país face aos concorrentes e atrair mais-valias. Reflete-se acerca da evolução do conceito e das políticas de marca país, do debate sobre a adaptabilidade das noções de “marca” e de branding empresarial aos países, da relevância da imagem externa dos países, avaliada por índices internacionais que evidenciam a tangibilidade socioeconómica das marcas países, e dos modelos da identidade competitiva (Anholt, 2007), do diamante (Porter, 1993) e dos fatores de sucesso (Rainisto, 2003) para o desenho e implementação de políticas de marca país. Palavras-chave: marca país; imagem país; política pública; vantagem competitiva
Acknowledgements
--
Keywords
Marca País,Imagem País,Política Pública,Vantagem Competitiva