Capítulo de livro
A privacidade e a utilizaçao do comércio electrónico: Modelo e metodología de investigaçao
Nuno Fortes (Fortes, N.); Paulo Rita (Rita, P.);
Título Livro
Conocimiento, innovación y emprendedores: Camino al futuro
Ano (publicação definitiva)
2007
Língua
Português
País
Espanha
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 51

(Última verificação: 2024-04-26 07:30)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Apesar do extraordinário crescimento vivido pelo comércio electrónico, a percentagem de utilizadores que faz compras online é ainda diminuta na generalidade dos países. Este artigo propõe um modelo conceptual que explica a utilização do comércio electrónico por parte do consumidor, com base na preocupação com a privacidade da sua informação pessoal, integrando constructos retirados da literatura sobre a privacidade, o modelo da confiança-risco, a teoria do comportamento planeado e o modelo de adopção da tecnologia. Propõe-se, igualmente, uma metodologia capaz de validar empiricamente o modelo, definindo-se: a população em estudo, a amostra, o instrumento de recolha dos dados, os procedimentos de recolha dos dados e as técnicas estatísticas de análise dos dados.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Privacidade,Confiança,Risco,Comércio electrónico