A questão socioambiental no Twitter de Jair Bolsonaro em 2019
Event Title
XIV Congresso Internacional da Lusocom
Year (definitive publication)
2022
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
Este trabalho – parte de um projeto mais amplo de pesquisa – busca compreender como Jair
Bolsonaro, enquanto Presidente da República, em seu primeiro ano de mandato, posicionou-
se diante dos conflitos socioambientais no Brasil, a partir de um ideário de ultradireita
populista (Mudde, 2019) e que utiliza as redes sociais online para disputa de hegemonia,
numa reconfiguração da esfera pública em associação com interesses privados (Neto, 2019).
Para tanto, visitou-se o conjunto de publicações realizadas na sua conta oficial de Twitter,
durante o ano de 2019, através da Análise de Conteúdo (Bardin, 2016).
Objetiva-se aqui: perceber quais caraterísticas marcam a utilização das redes sociais online,
especificamente o Twitter, nos debates socioambientais expressos nos discursos do presidente
da república; compreender qual a relação que é estabelecida com atores e grupos sociais e
como estes são mobilizados em seu discurso político; identificar o projeto ideológico contido
nas publicações e quais e como as estratégias discursivas são mobilizadas numa perspetiva de
disputa de poder
Assim, num primeiro momento, com o apoio do MediaLab-CIES - Iscte, recolheu-se a
totalidade das publicações realizadas na conta de Twitter @jairbolsonaro no ano 2019.
Sequencialmente, organizou-se um aparelho lexical, constituído a partir da revisão
bibliográfica sobre o debate socioambiental e através da leitura exploratória de textos
jornalísticos sobre eventos relacionados ao tema, permitindo uma exploração por termos na
base de dados e auxiliando na constituição de um corpus analítico de 78 publicações (número
de publicações 2019), com base em significados locais (van Djick, 2014) socioambientais.
Por fim, através da Análise de Conteúdo Temática (Bardin, 2016), foram categorizadas as
seguintes dimensões discursivas: “geográfico e geopolítico”; “eventos socioambientais”;
“atores envolvidos”; “atividades socioeconómicas”; “povos e categorias sociais”; “recursos
naturais”, sendo os respetivos indicadores emergentes a partir da leitura exploratória das
publicações.
Observa-se que a dimensão socioeconómica do discurso se destaca como uma das principais
estratégias discursivas no debate socioambiental, no entanto este protagonismo se divide com
a necessidade de se posicionar e disputar a perceção pública nos eventos socioambientais,
enquanto eventos mediáticos (Hepp e Couldry, 2018). Dentro da estratégia de conflito, tanto
os “atores envolvidos”, como os “povos e categorias sociais” passam a preformar funções bem
definidas dentro de uma narrativa discursiva populista, que separa a sociedade em dois grupos
homogêneos e antagonistas (Mudde, 2015).
Na análise da dimensão “recursos naturais” o modo de produção capitalista fica evidente na
defesa da exploração dos recursos em detrimento de uma perspectiva preservacionista. A
menção frequente ao grafeno reforça uma narrativa populista de terra prometida e a
referência à escassez de água e os respetivos projetos de “fazer chegar água em determinadas
regiões” atribuem ao líder um papel quase messiânico.
Acknowledgements
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Keywords
Socioambiental,Twitter,Bolsonaro,Discurso,Análise de Conteúdo
Funding Records
Funding Reference | Funding Entity |
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UI/BD/152083/2021 | FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia |