Ciência_Iscte
Publications
Publication Detailed Description
Other publications
Journal/Book/Other Title
Relatórios OBERCOM julho 2017
Year (definitive publication)
2017
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
--
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
O relatório A Rádio em Portugal é, a par dos relatórios sectoriais A
Televisão em Portugal e A Imprensa em Portugal , um dos relatórios mais abrangentes e
completos produzidos pelo OberCom, com o intuito de estudar um segmento do mercado dos
media em Portugal. Actualizando estudos anteriores com os dados relativos ao ano de 2016, é
possível continuar a acompanhar a evolução das dinâmicas do mercado radiofónico português. A
presente edição tira partido dos dados contidos no Anuário de Media & Publicidade - 2016 da
Marktest, bem como de dados relativos ao Investimento Publicitário – 2016, coligidos pela
Omnicom Media Group e pelo INE. Este estudo procede à actualização da análise evolutiva das
audiências1 para a Rádio e das dinâmicas de investimento publicitário neste sector para o período
que decorre entre os anos de 2002 e 2016. Tal como para o sector da Imprensa, o quotidiano
radiofónico português não se esgota unicamente na actividade dos grupos que gerem estações
de rádio nacionais, sendo também as rádios que operam a nível regional/local um importante
segmento no mercado radiofónico português. Assim, a tarefa de recensear e conhecer todos
estes recursos seria a única forma de compreender a fundo o ecossistema radiofónico em
Portugal. No entanto, na impossibilidade de se conhecer mais a fundo o panorama das rádios
regionais, por impossibilidade de obtenção de indicadores mensuráveis para este segmento
específico, o presente relatório terá em consideração apenas o panorama das rádios de alcance
nacional.
Acknowledgements
--
Keywords