A responsabilidade social e o compromisso organizacional no setor hoteleiro: o papel moderador da cultura organizacional
Event Title
X Postgraduate Conference Management, Hospitality & Tourism
Year (definitive publication)
2019
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
O principal objetivo deste estudo é explorar a existência de uma relação entre a perceção das práticas de responsabilidade social e o compromisso afetivo, analisando simultaneamente o potencial efeito moderador que os tipos de cultura organizacional podem exercer nessa relação. Foi efetuado um estudo de natureza correlacional, com recurso a uma metodologia quantitativa sob a forma de questionários individuais, anónimos e confidenciais, aplicados a diversos colaboradores (n =183) que laboram em empresas distintas do setor hoteleiro da região oeste, Portugal.Os principais resultados revelaram que a perceção do envolvimento das empresas hoteleiras em práticas de responsabilidade social promove um maior compromisso afetivo dos seus colaboradores à organização. Porém, nem todos os tipos de cultura organizacional têm um efeito moderador na relação responsabilidade social – compromisso afetivo. Somente a cultura de regras modera essa relação, indicando que a relação entre responsabilidade social e compromisso é ainda mais forte quando a empresa apresenta uma cultura de regras elevada.
Acknowledgements
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Keywords