Talk
A utilização de Plataformas de IA por estudantes de licenciatura
Madalena Ramos (Ramos, M.); Fernando Batista (Batista, F.);
Event Title
CIDU 2024 - XIII Congresso Ibero-americano de Docência Universitária
Year (definitive publication)
2024
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 0

(Last checked: 2025-12-18 18:58)

View record in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
A utilização de plataformas de inteligência artificial (IA) generativas por estudantes de licenciatura é um fenómeno crescente que traz consigo tanto vantagens quanto desvantagens, e levanta questões pertinentes sobre a integridade académica. Em termos de vantagens não podemos deixar de destacar a facilidade de acesso à informação, possibilitando a obtenção rápida de informações e explicações sobre uma vasta gama de tópicos, o que pode ser particularmente útil para a compreensão de conceitos complexos. Pode igualmente contribuir como apoio à escrita, seja como auxiliar no resumo de textos longos ou ajudando a identificar temas e autores importantes para a realização de revisões de literatura, seja como auxiliar na escrita académica, oferecendo sugestões de melhoria de texto e auxiliando na estruturação de argumentos. Mas, se tem vantagens, tem igualmente desvantagens. Entre elas o risco de os estudantes se tornarem excessivamente dependentes da IA, prejudicando o desenvolvimento de competências críticas de pensamento e resolução de problemas. Por outro lado, nem sempre a informação gerada pela IA é precisa ou de alta qualidade, podendo levar a mal-entendidos ou erros de aprendizagem. A destacar ainda o facto de a IA nem sempre entender completamente o contexto ou as nuances de certos tópicos, podendo resultar em respostas que podem ser irrelevantes ou desadequadas. Para além da análise da utilização de IA generativa no ambiente académico em termos de vantagens/desvantagens é importante fazer esta discussão enquadrada pelas questões éticas que se levantam, especialmente em relação à fraude académica. Se, por um lado, a IA pode ser uma ferramenta valiosa para ajudar os estudantes a compreender melhor o material do curso e a melhorar suas habilidades de escrita, por outro lado, quando os estudantes usam a IA para gerar trabalhos completos ou partes substanciais de trabalhos que são depois apresentados como seu próprio trabalho intelectual, fica comprometida a integridade académica. E as instituições de ensino superior não podem ficar à margem desta discussão. É essencial que os estudantes utilizem estas ferramentas de forma ética e responsável, e que as instituições de ensino superior continuem a desenvolver estratégias para integrar a IA de forma produtiva e segura no ensino. A chave é encontrar um equilíbrio que permita aos estudantes aproveitar os benefícios da IA enquanto mantêm a integridade académica e desenvolvem suas próprias capacidades intelectuais. Iremos, nesta comunicação apresentar os primeiros resultados de um estudo, realizado junto de estudantes de licenciatura de uma instituição de ensino superior (com recurso à aplicação online de um inquérito por questionário), que pretende analisar a relação destas estudantes com as plataformas de IA generativas, designadamente a frequência e as motivações para o seu uso, bem como perceber qual o nível de confiança tido nas informações obtidas por essa via, assim como a sua perceção quanto à ligação entre a utilização destas plataformas e a fraude académica.
Acknowledgements
--
Keywords