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Abandono Escolar na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Estudo Exploratório
Ribeiro, Fernando Bessa (Ribeiro, F.B.); Cravino, José Paulo (Cravino, J.P.); Sacramento, Octávio (Sacramento, O.); Escola, Joaquim (Escola, J.); Elsa Justino (Justino, E.); Borges, Daniel da Costa (Borges, Daniel da Costa); Sequeira, Alexandra Sofia Valente Roda (Sequeira, Alexandra Sofia Valente Roda); Oliveira, Ana Maria (Oliveira, Ana Maria); Cerqueira da Silva, Carmen ( Cerqueira da Silva, Carmen); et al.
Year (definitive publication)
2014
Language
Portuguese
Country
Portugal
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Abstract
O abandono escolar constitui um dos fenómenos mais preocupantes que atinge os sistemas educativos nacionais. Um olhar atento a este fenómeno mostra uma realidade nacional inquietante, sobretudo se tivermos em conta a situação dos restantes países da União Europeia. Em 2013, segundo o relatório do Eurostat, a taxa de abandono escolar em Portugal foi de 19,2%, longe dos resultados da média da União Europeia, que para igual período foi de 11,9%. A situação na UTAD relativa aos últimos cinco anos aponta para um aumento crescente do abandono escolar, em especial ao nível da licenciatura. As anulações de matrículas, porventura o indicador estatisticamente mais fiável sobre a tendência do fenómeno do abandono, registou um aumento significativo, passando de 55 alunos no ano letivo de 2009/10 para 137 em 2013/14, o que no cúmulo dos últimos cinco anos resulta no desaparecimento de 487 alunos da UTAD, número que justifica a preocupação crescente dos órgão de gestão da Universidade e o próprio repto feito pelo Conselho Geral para o seu estudo com carácter exploratório. Neste contexto, o presente texto pretende conhecer e compreender a situação do abandono escolar na UTAD, procurando obter, organizar e interpretar informação, sistematizando dados recolhidos para o efeito e ajustados à realidade particular da Universidade, tentando não se reduzir o fenómeno a um mero apontamento estatístico e analisado à luz dos velhos (mas ainda presentes) paradigmas positivistas. O propósito final é o de orientar decisões sobre programas e iniciativas vocacionadas para a redução dos efeitos da condição socioeconómica e cultural, na tentativa de oferecer aos estudantes em risco de abandono uma oportunidade de frequência bem-sucedida de um curso de ensino superior.
Acknowledgements
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Report Type
National project anual report
Keywords