Ciência_Iscte
Publicações
Descrição Detalhada da Publicação
Alojamento local em época de pandemia Covid-19
TMS ALGARVE 2022: Sustainability Challenges in Tourism, Hospitality and Management – Tourism & Management Studies International Conference
Ano (publicação definitiva)
2022
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®
Esta publicação não está indexada na Web of Science®
Scopus
Esta publicação não está indexada na Scopus
Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Google Scholar
Esta publicação não está indexada no Overton
Abstract/Resumo
Este estudo tem como objetivos específicos os seguintes: analisar as associações entre as
características do alojamento, a satisfação dos clientes e o preço praticado; analisar as
associações entre a ocupação do alojamento, a satisfação dos clientes e o preço praticado.
Foi realizada uma parceria com uma empresa que explora alojamentos de curta duração,
localizados no Algarve, pelo que foram recolhidos dados do AirBnb, relativamente a todos
os alojamentos localizados em dois concelhos do Algarve, tendo-se identificado 210
alojamentos. A recolha de dados ocorreu no verão de 2021, quando Portugal estava sujeito
a restrições de mobilidade impostas pela pandemia Covid-19. Pretende-se que este estudo
contribua para o ODS número 8 (Trabalho Digno e Crescimento Económico). Como primeiro
contributo, os resultados validam a existência de uma associação entre as características do
alojamento e a satisfação dos seus clientes, no seguinte sentido: os alojamentos do tipo
vivenda com piscina, geridos por superhosts, que não permitem animais de estimação, e
que exigem estadias mais elevadas, apresentam níveis de satisfação mais elevados. Como
segundo contributo, os resultados validam a existência de uma associação entre as
características do alojamento e o preço praticado, no seguinte sentido: os alojamentos do
tipo vivenda com piscina, com maior capacidade, e que exigem estadias mais elevadas,
praticam preços mais elevados. Como terceiro contributo, comprova-se empiricamente a
existência de uma associação entre a satisfação dos clientes e a ocupação do alojamento.
Como quarto contributo, comprova-se empiricamente a existência de uma associação entre
o preço praticado e a ocupação do alojamento.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Alojamento local,Satisfação,Ocupação,Preço alojamento
English