Artigo em revista científica Q3
Antiguidade e poder simbólico na praxe académica
José Pedro Silva (Silva, J. P.); Elísio Estanque (Estanque, E.); João Mineiro (Mineiro, J.); João Sebastião (Sebastião, J.); João Miguel Teixeira Lopes (Lopes, J. M. T.);
Título Revista
Análise Social
Ano (publicação definitiva)
2019
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

N.º de citações: 1

(Última verificação: 2024-11-18 01:19)

Ver o registo na Scopus


: 0.9
Google Scholar

N.º de citações: 5

(Última verificação: 2024-11-21 14:24)

Ver o registo no Google Scholar

Títulos Alternativos

(Inglês) Seniority and symbolic power in student hazing

Abstract/Resumo
A praxe académica consiste num conjunto de rituais iniciáticos que abrange um largo número de estudantes do ensino supe- rior português. Dela faz parte o exercício de poder assimétrico dos alunos mais antigos sobre os recém-chegados, uma lógica assimétrica que impõe uma hierarquia fundada na antigui- dade. Este artigo analisa as manifestações, a origem e os meca- nismos de legitimação e reprodução deste poder. Ele resulta da antiguidade dos estudantes mais velhos enquanto elementos de um grupo estabelecido, capaz de impor normas e barreiras, e reforça-se através de uma dimensão ritual e simbólica que o legitima e naturaliza, ocultando-o enquanto forma de poder.
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Praxe académica,Antiguidade,Poder,Poder simbólico
  • Sociologia - Ciências Sociais
Registos de financiamentos
Referência de financiamento Entidade Financiadora
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
UID/ANT/04038/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Projetos Relacionados

Esta publicação é um output do(s) seguinte(s) projeto(s):