Scientific journal paper
Aplicações de ajuda ao voto: que efeitos nos utilizadores portugueses?
Rui Alves Lajas (Lajas, R. A.); José Santana Pereira (Santana Pereira, J.);
Journal Title
Comunicação Pública
Year (definitive publication)
2018
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

Times Cited: 1

(Last checked: 2024-07-28 20:02)

View record in Google Scholar

Abstract
Este trabalho pretende contribuir para a discussão em torno das Aplicações de Ajuda ao Voto (AAV) em Portugal. Os estudos anteriores sobre as AAV em Portugal incidiram sobretudo no perfil dos utilizadores ou em aspetos metodológicos relativos ao processo de criação destas ferramentas. Por esse motivo, conhecemos muito pouco sobre os efeitos que estas ferramentas podem ter nos utilizadores portugueses. Neste artigo, analisamos uma panóplia de efeitos reportados pelos utilizadores da versão portuguesa da EU Profiler, a primeira AAV no país, e demonstramos que a perceção de eficácia política interna e os hábitos de consumo de informação são os melhores preditores da maioria dos efeitos provocados pela EU Profiler, enquanto o posicionamento ideológico apenas é capaz de explicar efeitos de reforço, orientação e conversão.
Acknowledgements
--
Keywords
AAV,EU Profiler,Eleições europeias,Efeitos,Campanhas
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UID/SOC/03126/2013 Fundação para a Ciência e a Tecnologia