Arquitectura e filme: trinta anos de ensaio. O Arquivo da Faculdade de Arquitectura de Lisboa
Event Title
VI Encontro Anual da Associação de Investigadores da Imagem em Movimento
Year (definitive publication)
2016
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Abstract
No campo da arquitectura, a modernidade veio associar um discurso à cultura visual. No final da década de 60, a componente mediática da disciplina arquitectónica, antes de carácter veiculativo — com fins propagandísticos, por exemplo — passa a protagonizar ela própria, em todas as suas facetas, uma narrativa. As transformações que ocorrem na arquitectura, como na sociedade, com a Revolução de 25 de Abril de 1974 espelham não só uma nova ordem cultural como uma ampliação de recursos técnicos — duas componentes que se desenvolvem a par e passo com outros factores que irão concorrer para um período de excepção.
É nesse contexto que, em 1983, é criado um Centro Multimédia na Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL) , que se mantém activo ainda hoje. Do arquivo que compõe este Centro resulta, numa contagem efectuada até à data, um total de 2596 títulos dos mais diversos géneros. Se a maior parte deste arquivo é constituído por registos de conferências, aulas, provas académicas, etc — cujo distanciamento temporal permite já atribuir a este material um elevado valor testemunhal —, destacam-se também uma série de produções próprias, tanto de carácter escolar como semi-profissional: filmes experimentais e documentais que são representativos do interesse em incluir o formato audiovisual no ensino da arquitectura em Portugal.
Procurar-se-á, com este estudo, fazer um resumo analítico sobre a história da introdução de técnicas de vídeo em contexto didáctico, nomeadamente no curso de Arquitectura da FAUTL. Demonstrando o seu valor técnico, artístico, cultural e histórico, far-se-á um balanço sobre a actividade do Centro Multimédia relativamente ao seu significado institucional, tendo nomeadamente em conta os percursos de arquitectos portugueses enquanto criadores de cinema na contemporaneidade.
Acknowledgements
--
Keywords
--
Português