Ciência_Iscte
Publications
Publication Detailed Description
As escolas de Alvalade: Do protagonismo nas células habitacionais à ancoragem da estrutura verde do bairro (1945-1960)
XII SIIU - Seminario Internacional de Investigación en Urbanismo 2020
Year (definitive publication)
2020
Language
Portuguese
Country
Spain
More Information
Web of Science®
This publication is not indexed in Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Alternative Titles
(English) Alvalade schools: From the empowerment of the residential units to the anchoring of the green structure of the neighbourhood (1945-1960)
Abstract
A Estrutura Verde do Bairro de Alvalade encontra nas escolas, com localização deter- minada pela aplicação do conceito de“Unidadede Vizinhança” em sede do Plano de Urbanização da Zona a Sul da Avenida Alferes Malheiro (1945), a ancoragem e a con- tinuidade entre a arborização da rede viária e o ajardinamento dos espaços inters- ticiais gerados pela rede de percursos pedonais hierarquizados entre estas e a habi- tação. Partindo da análise dos Projetos de Arborização e Ajardinamento dos Centros Escolares elaborados pela primeira geração de técnicos da Câmara Municipal de Lisboa com formação específica em arquitetura paisagista (ministrada em Portugal), o artigo observa as abordagens neste domínio que complementaram a reorganização dos logradouros promovida pelos Projetos de Arquitetura para os Grupos Escolares durante as fases de construção do Plano dos Centenários, onde a influência crescente do Movimento Moderno,comos Valores da Carta de Atenas, procura secundarizar a arquitetura do Estado Novo.
Acknowledgements
--
Keywords
Bairro de Alvalade,Estrutura verde,Interdisciplinaridade arquitectura/arquitectura paisagista,Escolas
Fields of Science and Technology Classification
- Arts (arts, history of arts, performing arts, music) - Humanities
Funding Records
| Funding Reference | Funding Entity |
|---|---|
| UIDB/03127/2020 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Português