Ciência_Iscte
Publications
Publication Detailed Description
As redes sociais na internet e suas apropriações por jovens brasileiros e portugueses em idade escolar
Journal Title
Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos
Year (definitive publication)
2015
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®
Scopus
This publication is not indexed in Scopus
Google Scholar
This publication is not indexed in Overton
Abstract
O fenômeno das redes sociais on-line é marcante na atual fase da internet 2.0, tendo crescido vertiginosamente, a partir do ano 2005, com a adesão majoritária de jovens, que as acessam por computadores fixos e móveis, em plataformas dos mais variados tipos. Por meio delas, trocam mensagens e compartilham conteúdos os mais diversos. Diante desse cenário, com base em duas pesquisas convergentes, pretende-se discutir os usos e as apropriações das redes sociais on-line por jovens alunos do ensino fundamental e médio e destacar os pontos mais pertinentes da atual fase da internet nos contextos pessoal, familiar e escolar. Foram aplicados questionários, inspirados em modelo de pesquisa elaborado na Itália, a 404 alunos brasileiros de oito escolas no Rio de Janeiro e a 549 alunos portugueses de 11 escolas na região portuguesa de Castelo Branco. Com essa rica empiria, verificou-se em que pontos os jovens se aproximam dos ideais de uma nova subjetividade (o leitor imerso nas novas mídias) e de um jovem naturalmente afeito aos suportes digitais (o nativo digital).
Acknowledgements
Fundação para a Ciência e a Tecnologia - SFRH/BPD/77874/2011
Keywords
redes sociais na internet,família,jovens alunos,educação e novas tecnologias,Redes sociais na internet,Família,Jovens alunos,Educação e novas tecnologias,educação e novas tecnologias.
Fields of Science and Technology Classification
- Educational Sciences - Social Sciences
- Media and Communications - Social Sciences
Funding Records
| Funding Reference | Funding Entity |
|---|---|
| SFRH/BPD/77874/2011 | Fundação para a Ciência e a Tecnologia |
Português