Scientific journal paper
Aspectos Sobre a Modalidade de Ensino à Distância no Brasil (2007-2022)
laudio Marcos Maciel da Silva Arêas (Areas, C.M.M); António Oliveira (Oliveira, A.); Fabio Francisco de Araújo (ARAUJO, F.F.);
Journal Title
REVISTA FSA - CENTRO UNIVERSITÁRIO SANTO AGOSTINHO
Year (definitive publication)
2025
Language
Portuguese
Country
Brazil
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

This publication is not indexed in Scopus

Google Scholar

This publication is not indexed in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Abstract
O ensino superior no Brasil apresentou um grande crescimento nos últimos 15 anos, sendo em grande parte creditado à consolidação da modalidade do ensino à distância. Devido à desregulamentação e simplificação das regras da modalidade, aliado ao surgimento dos grandes grupos educacionais no ensino superior, o número de alunos matriculados nesta modalidade é superior aos matriculados no ensino presencial. O objetivo deste artigo é debater questões sobre a modalidade de ensino à distância praticada no Brasil, especificamente na grande concentração de alunos em poucos grupos educacionais privados e na dinâmica concorrencial entre as Instituições de Ensino Superior (IES). Os estudos apontam para uma forte concorrência no setor privado, pautada na política de preços baixos como forma de atração de novos alunos.Aspectos Sobre a Modalidade de Ensino à Distância no Brasil (2007-2022)
Acknowledgements
--
Keywords
nsino Superior no Brasil. Educação a Distância. Grupos Educacionais