Comunicação em evento científico
Avaliação da formação de professores em Literacia dos Media: uma proposta do terreno
Vitor Tomé (Tomé, V.);
Título Evento
VI Congresso Literacia Media e Cidadania (21-22 abril 2023)
Ano (publicação definitiva)
2023
Língua
Português
País
Portugal
Mais Informação
Web of Science®

Esta publicação não está indexada na Web of Science®

Scopus

Esta publicação não está indexada na Scopus

Google Scholar

N.º de citações: 0

(Última verificação: 2024-10-03 06:08)

Ver o registo no Google Scholar

Abstract/Resumo
Esta comunicação apresenta um modelo de avaliação de ações de formação contínua de professores em Literacia dos Media, destinada a docentes desde a Educação Pré-escolar ao Ensino Secundário. Tem como base as lições aprendidas no terreno, em ações desenvolvidas entre 2007 e 2021, em diferentes regiões de Portugal, com diferentes formatos e metodologias. De seguida, fundamenta o modelo e descreve a sua evolução durante os anos de 2020 e 2021, para fazer face às consequências da pandemia COVID-19. Apresenta ainda um exemplo da aplicação desse modelo a um conjunto de duas oficinas de formação que decorreram em 2020-21, em simultâneo, e que envolveram 29 docentes de Educação pré-escolar, 1º, 2º e 3º Ciclos. Finalmente, refere a forma como este modelo está a ser adaptado à formação de docentes na área do combate à desinformação, seguindo as “Orientações para professores e educadores sobre o combate à desinformação e a promoção da literacia digital através da educação e formação” (Comissão Europeia, 2022).
Agradecimentos/Acknowledgements
--
Palavras-chave
Literacia dos Media,Formação de professores,Avaliação