Scientific journal paper Q4
Avaliação de websites de hotéis do ponto de vista do marketing digital
Mayara Sampaio (Sampaio, M.); Bráulio Alturas (Alturas, B.); Adriana Lopes Fernandes (Fernandes, A. L.);
Journal Title
RISTI - Revista Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação/Iberian Journal of Information Systems and Technologies (RISTI)
Year (definitive publication)
2020
Language
Portuguese
Country
Portugal
More Information
Web of Science®

This publication is not indexed in Web of Science®

Scopus

Times Cited: 1

(Last checked: 2025-12-17 11:46)

View record in Scopus


: 0.6
Google Scholar

Times Cited: 4

(Last checked: 2025-12-18 11:13)

View record in Google Scholar

This publication is not indexed in Overton

Alternative Titles

(English) Hotel website evaluation in Brazil and Portugal: more marketing and less usability

Abstract
A evolução das Tecnologias da Informação alterou radicalmente a forma como as empresas da indústria hoteleira se relacionam com os clientes. A internet permitiu um aumento da participação no mercado, sobretudo de pequenos e médios empreendimentos, e hoje é considerada uma das principais ferramentas de comunicação e venda para as empresas dessa indústria. Sendo assim, este trabalho teve por objetivo aferir a qualidade dos websites de hotéis, situados no Brasil e em Portugal, do ponto de vista do marketing digital através da adaptação de um modelo proposto por Carvalho et al. (2016). Foram analisados 31 indicadores, distribuídos por cinco critérios: promoção, ponto de venda, preço e produto, relacionamento com o cliente e usabilidade. Os resultados indicam que não existem diferenças significativas entre as avaliações dos websites dos dois países, entretanto, em ambos a categoria Usabilidade foi a que apresentou menor média face às demais.
Acknowledgements
Trabalho realizado no ISTAR-Information Sciences and Technologies and Architecture Research Center do Iscte-Instituto Universitário de Lisboa, e foi parcialmente financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (Projeto “FCT UIDB/04466/2020).
Keywords
Hotel,Website,Internet,Marketing,Usabilidade
  • Computer and Information Sciences - Natural Sciences
Funding Records
Funding Reference Funding Entity
UIDB/04466/2020 Fundação para a Ciência e a Tecnologia